Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projeto da UCS que prevê ações seguras diante de desastres naturais entra em Consulta Popular

por Pablo Ribeiro

Grupo de pesquisadores desenvolveu programa em benefício aos 32 municípios do Corede Serra. Período da votação é de 27 de novembro a 1º de dezembro

Foto: Freepik/Divulgação

O projeto Cidades Mais Seguras: Qualificando a Gestão de Riscos de Desastres, elaborado pelo grupo de pesquisadores do CityLivingLab, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, está concorrendo na Consulta Popular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O período de votação inicia nesta segunda-feira (27/11) e segue até 1º de dezembro. Para participar, basta acessar o site da Consulta Popular em posse da senha do gov.br ou do Título de Eleitor.

O objetivo central do Cidades Mais Seguras: Qualificando a Gestão de Riscos de Desastres é criar um diagnóstico aprofundado que auxilie os municípios na gestão de riscos, principalmente de tragédias naturais, a exemplo de enchentes, ciclones e deslizamento de terras. Seguindo as diretrizes da ISO 37123, norma internacional que define indicadores para cidades resilientes, e acompanhando indicadores associados aos riscos identificados, o projeto propõe a capacitação de pessoal para auxiliar comunidades na tomada de decisões estratégicas diante de situações de emergência. Nesse propósito, ele contempla 32 prefeituras que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (Corede Serra).

A coordenadora do Projeto, professora Cintia Paese Giacomello destaca que o compromisso é fornecer para cada uma das cidades inventários de riscos, painéis de dados, estudos personalizados, materiais de capacitação e um portfólio abrangente de ações para a gestão de riscos.

A Consulta Popular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul é um mecanismo de democracia participativa, com o qual a população define diretamente parte dos investimentos do orçamento estadual. Nesta edição, são R$ 55 milhões disponíveis para distribuição entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais