Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Mais de 4 mil imóveis foram registrados no Cadastro Ambiental Rural, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

O CAR é um levantamento qualitativo das propriedades rurais do Município,

Foto: Rafael Lopes

O relatório final com os dados completos, por região, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Município de Caxias do Sul, foi entregue para o prefeito Alceu Barbosa nesta quinta-feira, 22. O ato ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, demais secretários municipais e subprefeitos.

Conforme os levantamentos, foram cadastrados 4.062 imóveis rurais, nos sete distritos de Caxias. O período de execução do trabalho foi de 16 meses. A elaboração do CAR totaliza um investimento na ordem de R$ 1,8 milhão e faz parte dos programas previstos no Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA), tendo os projetos sido aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), com a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um levantamento qualitativo das propriedades rurais do Município, algo como a carteira de identidade da propriedade, visando um efetivo zoneamento ambiental (rural). Para a execução do projeto, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) elaborou uma cartilha orientativa do CAR para facilitar a compreensão dos proprietários. Também foram realizadas 25 reuniões preparatórias que envolveram 1.964 agricultores de todo o interior de Caxias do Sul. O resultado do CAR mostrou que 85% dos imóveis rurais cadastrados apresentam a Reserva Legal em conformidade com o Código Florestal.

O CAR é um cadastro eletrônico com informações autodeclaratórias, de responsabilidade do proprietário rural, que farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório. É uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas do Brasil. Com a situação regularizada, o agricultor pode ter acesso a créditos e a programas sociais. Em Caxias do Sul, todo esse serviço foi oferecido gratuitamente a todos os proprietários rurais. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais