Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Retorno das fortes chuvas bloqueiam estradas e danificam pontes no interior de Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Distrito de Vila Cristina é um dos mais atingidos pelo temporal do final de semana

Estrada do Imigrante, onde a ponte sobre o arroio Belo ficou submersa durante a cheia
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Caxias do Sul registrou danos em estradas neste final de semana, devido ao retorno das fortes chuvas. Os prejuízos estruturais foram pontuais, conforme a Prefeitura, também em sistemas de drenagem, com exceção de alguns pontos com formação de grandes poças de água em certas vias.

No interior, a Estrada Claudino Antônio da Costa, que liga ao distrito de Santa Lúcia do Piaí, voltou a ser bloqueada. Na região, a Estrada Municipal Edgar Jung, comunidade de Farias Lemos, bloqueada novamente por queda de barreira. Em Criúva, a Estrada Municipal José Pante, para Mulada está bloqueada. A água está passando por cima da ponte. Igualmente bloqueada a estrada para São Marcos, água passando por cima da ponte. Nível das chuvas ultrapassou os 180mm no distrito.

Pela Estrada do Imigrante, a ponte que corta o Arroio Belo está submersa devido ao transbordamento da água na altura de Vila Cristina. Também uma das principais estradas afetadas é a Estrada Municipal 214, na ponte entre Barros Pimentel e Santa Isabel. As águas cruzaram por cima da ponte, bloqueando a passagem, e ainda não há informações sobre o estado das cabeceiras que foram consertadas recentemente e agora estão novamente submersas.

O distrito registrou na rua Henrique Gramms Filho, um transbordamento no córrego, deixando brevemente famílias ilhadas. Embora as águas tenham baixado, a destruição da via impede a passagem de veículos.

Danos também foram registrados na Estrada Municipal Frederico Thomas, na divisa entre Caxias e Vale Real. A via, que já apresentava problemas, teve sua situação agravada e segue bloqueada. Foi registrado ainda novo deslizamento de terra na Estrada Municipal José Novelo, entre Vila Cristina e a localidade de São João da 4ª Légua. A via já estava bloqueada.

Por outro lado, a Estrada Municipal do Vinho, rota alternativa para a ERS-452 e outras regiões do Estado e BR-116, está em condições trafegáveis, exceto para veículos pesados. Equipes da SMOSP estão desde cedo no trecho limpando canaletas devido a pequenos deslizamentos de terra.

Na área urbana, os locais com registros de alagamento neste domingo são de conhecimento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP). Muitas redes de drenagem foram danificadas no período das chuvas de maio e as equipes da pasta não conseguiram consertar todas os pontos atingidos. Segundo o secretário Norberto Soletti, está sendo realizado um novo levantamento dos estragos causados pela força das águas.

Ele afirma que no interior de Caxias será necessário novamente um trabalho de recuperação de estradas e de cabeceiras de pontes que foram destruídas pelas fortes chuvas de domingo. Soletti promete que esforços serão realizados nesta semana para verificação dos danos.

Na Estrada Vereador Marcial Pisoni, na Linha 40, o grau de desnivelamento aumentou em um trecho que está afundando. Recomenda-se o deslocamento para São Luiz da 9ª Légua e Santa Justina pela Estrada José Casal.

Há também um alerta para o tráfego na Estrada Municipal Waldemar José Pante, em Criúva, no trecho que liga a sede distrital a São Jorge da Mulada. A ponte sobre o arroio Mulada foi bloqueada pela cheia no domingo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais