Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Endocrinologista alerta para o impacto da pandemia no aumento da obesidade infantil

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Isolamento social, fome emocional e falta de acesso à alimentos de maior valor nutricional estão entre as causas

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou recentemente uma campanha de enfrentamento à obesidade infantil e anunciou a destinação de R$ 90 milhões para ações de combate à doença. Um estudo do governo federal revela que 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão obesas. Incentivar a alimentação saudável, a diminuição do sedentarismo e ações voltadas para a saúde das crianças é papel de toda a sociedade.

O Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia divulgou uma pesquisa em abril de 2021, avaliando o impacto da Covid-19 na segurança alimentar. Cerca de 126 milhões de brasileiros tiveram acesso limitado ou não tiveram acesso à alimentação adequada para se nutrir. Representam cerca de 60% da população brasileira. Inclusive, as casas com crianças de até 4 anos foram as mais afetadas. Superando a média nacional, cerca de 71% destas famílias enfrentaram algum grau de insegurança alimentar desde a chegada do vírus.

A Sociedade Brasileira de Pediatria já havia feito o alerta para o fato de que o isolamento social acabou aumentando os índices de obesidade infantil. As conclusões da entidade foram publicadas em artigo na revista Jornal de Pediatria, que apontou que os aspectos desencadeados pela Covid-19, principalmente relacionados ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, propiciam a obesidade infantil. Especialistas afirmam que é preciso melhorar a Atenção Primária em Saúde, estabelecer uma vigilância alimentar e nutricional, garantir o diagnóstico precoce e o cuidado adequado às crianças, além de promover a saúde nas escolas para torná-las espaços que estimulem o consumo de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos.

A médica endocrinologista, Salma Ali El Chab Parolin, do ambulatório do Hospital Universitário Cajuru, amplia o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira. Confira o áudio na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais