Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Samae estuda a ampliação da Estação de Tratamento de Água da represa Maestra, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Após a reforma, a capacidade de tratamento de água deve aumentar de 00 para 600 litros por segundo

Foto: Arquivo Samae

Uma reforma para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Dr. Celeste Gobbato, que atende a represa Maestra, em Caxias do Sul, está sendo projetada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A estação foi construída no bairro Pioneiro, na década de 1960 e atualmente, opera com dificuldades devido à estrutura antiga. Com a obra, a capacidade de tratamento deve dobrar, passando de 300 para 600 litros por segundo.

Segundo o diretor da Divisão de Planejamento Integrado do Samae, Gerson Panarotto,  as melhorias na estrutura devem gerar economias.  “Além da ampliação do tratamento, serão implementadas novas tecnologias para automatização e qualificação do processo, economizando energia e também a água utilizada na operação”, explica.

Após as obras, um dos objetivos é desativar a Estação de Tratamento de Água Dr. Borges de Medeiros, que trata a água captada nas Represas do Complexo Dal Bó, por ser antiga e apresentar uma área muito pequena. O tratamento da água será transferido para a ETA Dr. Celeste Gobbato, após as reformas.

A ETA Celeste Gobatto atende os bairros São José, Santa Catarina, Cohab/Santa Lúcia, Colina Sorriso, Nossa Senhora de Fátima, Monte Bérico, São Giácomo, Reolon, parte do Marechal Floriano, parte do Pio X, Santa Fé, Centenário, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Saúde, Pôr do Sol, Pioneiro e arredores. A previsão orçamentária da ampliação da estação supera os R$ 20 milhões e deve ficar pronta até o fim de 2020.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais