Caxias do Sul adere ao Programa IDEA, que vai beneficiar crianças e adolescentes acolhidos
Projeto vai acompanhar o andamento de processos judiciais
O município de Caxias do Sul formalizou na última sexta-feira (12/12) a adesão ao Projeto IDEA (Iniciativa da Defensoria de Escuta no Acolhimento), uma iniciativa da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. O termo de compromisso foi assinado pelo Prefeito Adiló Didomenico e pelo presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Mauro Trojan. Pela Defensoria Pública, participaram o defensor regional Raphael Varella Coelho e o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski.
O principal objetivo do Projeto IDEA é criar um ambiente mais acolhedor para a Defensoria Pública ouvir crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento. A iniciativa busca ir até as casas e abrigos para identificar sentimentos e necessidades que, muitas vezes, não são expressos em ambientes formais, como as audiências judiciais.
A atuação dos defensores e técnicos visa simplificar a linguagem jurídica para explicar o andamento de processos como a destituição familiar, a adoção ou o programa de apadrinhamento. A expectativa é fortalecer o vínculo dessas crianças e adolescentes com seus direitos, garantindo que sejam vistos e ouvidos não apenas como partes em um processo, mas como sujeitos de direitos.
Em Caxias do Sul, o projeto será implementado nos quatro abrigos e nas doze casas-lares mantidas pelo município, sob a gestão da FAS, além de atuar junto ao Programa Família Acolhedora. A iniciativa busca assegurar garantias fundamentais a este público que se encontra em uma situação de vulnerabilidade específica.
Comentários