Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Sindicato dos Trabalhadores comemora reajuste salarial, mas Simecs não descarta novas demissões

por Daniel Lucas Rodrigues

Negociação foi fechada nesta segunda-feira

Foto: Uliane da Rosa/Divulgação

Após cerca de três meses de negociações, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) chegaram a um acordo referente ao dissídio da categoria. Ficou definido um aumento retroativo de 4% nos meses de junho, julho, agosto e setembro (pago até o quinto dia útil do próximo mês). Nos meses de outubro e novembro, o percentual passa para 6,5%, e, no mês de dezembro, o índice é reajustado para 9,82% (índice da inflação na data-base da categoria) solicitado pelos Trabalhadores desde o início das negociações.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias, Claudecir Monsani, afirma que, apesar de o reajuste não ser o desejado inicialmente, o acordo é celebrado.De acordo com Monsani a manutenção de direitos aos trabalhadores (como auxílio creche, licença maternidade, entre outros) pelos próximos dois anos representa uma vitória aos metalúrgicos.

O diretor e conselheiro do Simecs Getúlio Fonseca observa que a decisão não foi plenamente aceita pelas indústrias. Conforme Fonseca, apesar da expectativa de retomada na economia, os aumentos podem impactar nas demissões de funcionários nos próximos meses.

Conforme ficou acertado por ambas as partes, a data-base fica mantida em 1º de junho, onde o piso salarial da categoria, vigente no acordo coletivo anterior, vai ser corrigido em 9,82%. Além de Caxias do Sul, a data-base atende os municípios de Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais