Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Plano Diretor com as propostas da comunidade será analisado pelo Executivo de Caxias

por Caroline Rosa

Ao todo, o projeto de lei conta com 27 emendas, 91 documentos externos e 21 ofícios

Foto: João Carlos Romanini

A Câmara de Vereadores devolveu ao Executivo o projeto de lei que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), protocolado pelo prefeito Daniel Guerra em dezembro de 2017. A proposta da prefeitura é a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que vigora desde 2007. A Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) fará a análise das demandas protocoladas junto ao Legislativo, para elaborar uma instrução técnica sobre os pedidos.

Conforme levantamento da Seplan, são 27 emendas, 91 documentos externos e 21 ofícios, totalizando 139 peças. O plano foi elaborado por inteiro ao longo de 2017 e obteve plena aprovação do Conselho de Planejamento e Gestão Territorial.

Em maio, a prefeitura convidou todos os parlamentares para uma reunião sobre o PDDI, com explicações das propostas e esclarecimento de dúvidas, que contou somente com a participação de sete vereadores. Uma das principais mudanças trazidas pelo projeto é a redução do perímetro urbano de Caxias do Sul, baseada em mapeamentos minuciosos que levaram em conta a disponibilidade de instalar equipamentos públicos. Outras modificações dizem respeito à verticalização da cidade. Não há limitação de altura de prédios em Zonas de Centro, apenas em áreas afastadas, para não encarecer a expansão urbana do Município.

Também houve uma mudança na dinâmica imobiliária referente a galpões, equalizando as características construtivas de galpões industriais e comerciais. Outra importante alteração se refere à diferenciação do porte de indústrias: antes, uma indústria de porte médio tinha entre 500 e três mil metros quadrados. Pela nova proposta, poderá ter até 10 mil metros quadrados sem trocar de classificação, o que colabora para que as empresas permaneçam na cidade. O novo texto também privilegiou uma linguagem mais acessível, por meio de uma escrita mais clara.

O texto integral do projeto de lei proposto pelo Executivo está disponível para consulta no site da prefeitura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais