Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Inicia coleta de amostras para a seleção dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha

por Alberto Meneguzzi

A coleta das amostras de vinhos para a 3ª Seleção dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha iniciou nesta quarta-feira (8) e segue até o dia 17 de julho.

Organizada pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, a seleção tem a finalidade de estimular a melhoria da qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos e engarrafados no município e divulgar os vinhos florenses com a edição do “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2015”.

Neste ano, as mais de 20 vinícolas inscritas poderão ser avaliadas em dez categorias, podendo a comissão organizadora reduzir o número de categorias em razão de pequena participação, conforme regulamento. Produzidos a partir de uvas americanas e/ou híbridas, serão avaliadas as categorias: Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral. Já os produzidos a partir de uvas vitis vinífera serão avaliados: Vinho Branco Seco Fino Aromático, Vinho Branco Seco Fino Não Aromático, Vinho Tinto Seco Fino, Vinho Tinto Seco Fino – Cabernet Sauvignon, Vinho Moscatel Espumante e Vinho Espumante.

As amostras coletadas serão avaliadas por enólogos indicados pelas empresas vinícolas participantes da avaliação e por especialistas ligados a entidades constituídas do setor vitivinícola convidados pela comissão organizadora nos dias 27 a 31 de julho na Escola de Gastronomia. A avaliação é realizada “às cegas”, ou seja, os vinhos e sucos avaliados são codificados e os avaliadores recebem apenas a taça servida, conhecendo apenas o seu respectivo código, categoria e safra. Serão inclusos no “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2015”, todas as amostras que atingirem uma pontuação mínima de 85 pontos.

A divulgação dos melhores vinhos será realizada no dia 28 de agosto em um jantar no Salão Paroquial de Otávio Rocha. Os ingressos já estão disponíveis na Secretaria de Turismo no valor de R$ 50. No cardápio, o prático típico do município, o menarosto, e acompanhamentos.

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais