Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mestrandas da UCS criam cartilha sobre capacitismo nas organizações

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

As mestrandas Dalila Bordignon e Nathália Mussatto Rizzon desenvolveram material de conscientização para a melhora do espaço de trabalho e social de pessoas com deficiência

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Capacitismo ainda é um termo desconhecido por grande parte das pessoas, mas que caracteriza um comportamento que afeta diretamente quem tem algum tipo de deficiência. Pensando nisso, as mestrandas Dalila Bordignon e Nathália Mussatto Rizzon, do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, elaboraram uma cartilha com informações e orientação para as organizações sobre o tema.

O trabalho foi proposto pelas professoras Rossane Frizzo de Godoy e Tânia Maria Cemin na disciplina de “Processos Psíquicos e suas implicações Clínicas”. O projeto chamado “Capacitismo: cartilha para organizações”, visa auxiliar na conscientização sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência nos diversos âmbitos da sociedade, principalmente nos ambientes corporativos.  Para isso, o material traz explicações do que é o capacitismo, como podemos fazer com que ele não seja uma realidade e os pontos de melhora no ambiente social e de trabalho. Começando com os dados em relação à presença de pessoas com deficiência na sociedade e as dificuldades a serem extintas. 

O material conta com dicas e orientações que começam pelo básico, abordando o respeito pelas pessoas com deficiência, falando sobre os relacionamentos interpessoais, os feedbacks de grupos e formas de diminuir a complexidade de acesso ao ambiente de trabalho, o direito de ir, vir e viver livremente e de forma comum, como qualquer pessoa.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Dalila Bordignon, falou mais sobre o material. Confira em “Ouvir Notícia”.

A cartilha está disponível no link: https://www.ucs.br/site/noticias/estudantes-do-mestrado-profissional-em-psicologia-criam-cartilha-sobre-capacitismo/

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais