Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Estilista e historiador explicam elementos simbólicos presentes nos trajes oficiais das Soberanas da Festa da Uva

por Beverli Rocha

Ícones marcaram evento recente de apresentação dos vestidos

Foto: Andréia Copini

A Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 promoveu no último dia 02, o jantar de apresentação dos trajes oficiais da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. Convidados e autoridades municipais acompanharam a apresentação no Salão Verde do Recreio da Juventude, clube onde ocorreu a primeira festa em 1932.

A pesquisa para a releitura dos trajes ficou a cargo do pesquisador e jornalista Charles Tonet. Ele se baseou na história da festa em seus 90 anos, desde as feiras agroindustriais de 1881, mesclando componentes que projetam o futuro. Foram três os elementos construtivos da pesquisa: as feiras agroindustriais e acontecimentos que formaram a identidade econômica pré-Festa da Uva; as forças atuantes na comunidade em 1931; e o modelo atual da festa (rainha, festa, desfile) consolidada em 1932.

Fundindo estes pontos, chegou-se aos três trajes. O da rainha Pricila homenageia a vestimenta oficial da rainha Adélia Eberle e a sede da realização da Festa em 1931, o Recreio da Juventude. O vestido da princesa Bianca remete a formação do modelo “festa” e o da princesa Bruna presta júbilo aos locais onde foram realizadas as feiras agroindustriais.

Com a pesquisa em mãos, a estilista Vivian Boff, de Ana Rech, desenhou e confeccionou os vestidos de passeio e de gala das soberanas. Vivian contou com a colaboração de artesãs, bordadeiras e de uma metalúrgica para a execução das fivelas.

Para ampliar os detalhes sobre a pesquisa histórica envolvida na confecção dos trajes e também os elementos e curiosidades sobre a confeção em si, o programa Temática ouviu o pesquisador e estilista.

Confira AQUI a entrevista com Charle Tonet 

Confira AQUI a entrevista com Vivan Boff

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais