Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Avança a primeira fase do restauro do Casarão dos Veronese de Flores da Cunha

por Ivan Sgarabotto

O local contará com um museu com salas temáticas sobre uva, vinho, milho, polenta, trigo e pão

As obras do restauro do Casarão dos Veronese, localizado no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, bem tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1986, iniciaram no mês de abril com a consolidação da edificação.

No local foi realizado o escoramento emergencial na parede dos fundos, pois a estrutura da mesma estava fora de prumo aproximadamente 20 centímetros e era preciso estabilizar. Uma cobertura provisória também foi montada acima do telhado, dando melhores condições de trabalho em dias de frio e chuva.

Uma importante etapa foi concluída com o trabalho de diagnóstico e levantamento de medidas, inclinações, rachaduras, história das modificações estruturais que aconteceram no local, dando um panorama da situação atual do prédio desenvolvido pelas arquitetas Helga Suffert e Patrícia Chapacais, permitindo o início da execução do projeto arquitetônico.

O local contará com um museu com salas temáticas sobre uva, vinho, milho, polenta, trigo e pão. Recriará o quarto de colônia, da moenda (retratando como era extraído o mosto da cana-de-açúcar), do forno à lenha e do alambique (para a preparação de graspa), além de resgatar aspectos da família Veronese. A casa centenária terá, ainda, espaços multiusos que servirão para reuniões, cursos e apresentações artísticas, e um espaço gastronômico onde serão servidas pequenas refeições da culinária italiana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais