Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Samae já autuou neste ano mais de 200 consumidores por fraude em ligações de água

por Daniel Lucas Rodrigues
Foto: Andreia Copini/Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), está intensificando o combate a fraudes em ligações de água, os famosos gatos e, consequentemente, às perdas de água. Até o mês de abril, a autarquia autuou 205 usuários que estavam em situação de irregularidade, uma média de 1,7 por dia. Em 2014, foram constatados 519 infrações.

As fraudes são intervenções feitas no hidrômetro, com o objetivo de medir apenas uma parcela do consumo efetivo. Os casos mais comuns de fraude são rompimento e inversão do hidrômetro; execução de “by pass” no hidrômetro; violação do hidrômetro, através de um orifício na cúpula e colocação de arame para travar os dispositivos internos do hidrômetro que registram o consumo; acesso por torneira ou registro após o hidrômetro e inserção de um arame, ou outro obstáculo, para impedir a rotação da turbina do hidrômetro; “T” no cavalete facilita a intervenção no hidrômetro; ligação clandestina.

A Fiscalização intensificou suas ações através da utilização de lacres nos hidrômetros, indício levantado pelos leituristas, análises do histórico de consumo de ligação, bem como a atividade conjunta com a Divisão de Água e o Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente (PROAG), combatendo o abastecimento clandestino, através da supressão dos ramais clandestinos e implantação de redes de abastecimento, consequentemente realizando novas ligações.

Constatada a irregularidade, o consumidor é autuado e multado de acordo com o tipo de fraude e o tipo de imóvel, bem como o registro de ocorrência policial, aonde os responsáveis passam a responder ação judicial por furto de água. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais