Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Aumento do número de vítimas fatais em acidentes com motos preocupa sindicato

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Conforme presidente do Sindimoto, o problema também é culpa da falta de ações do poder público

Foto: Arquivo Tua Rádio São Francisco
Foto: Divulgação

São muitos os fatores que podem explicar o rápido crescimento das mortes de motociclistas por todo o Brasil, mas, todos os estudos recentes apontam que as causas principais são procedimentos de risco dos próprios condutores, como andar no chamado corredor das vias e, também, o consumo de álcool. Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, a depender das circunstâncias do acidente, sobre uma motocicleta essas chances são 20 vezes maiores. Esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete, item obrigatório pela legislação.  

Em Caxias do Sul, nos últimos meses, apesar de não se ter um número total finalizado entre órgãos de trânsito na região, é notado o elevado índice de registros de acidentes com a participação de motociclistas nos registros policiais, inclusive com registros de óbitos.  

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, o Presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto), Valter Ferreira, disse que no trânsito são muitos os culpados pelos acidentes e não só os motociclistas. O líder sindical criticou o posicionamento do próprio Detran e osb governos Municipais que jogam sobre o motociclista a culpa, quase que totalmente, nos registros de acidentes de trânsito. “Não adianta a gente achar um culpado e ficar atirando naquela pessoa sem contribuir para que o processo se resolva. Eu acho que o poder público, seja no âmbito municipal ou estadual, no caso o Detran, é de uma inércia abissal nesse sentido, porque para os profissionais nós temos a lei 12.009 que exige uma qualificação de 30 horas. E isso não exclui o município de fazer uma regulamentação municipal factível. Eu já fui várias vezes na Secretaria de Trânsito de Caxias e as coisas não andam. Então há um descaso do poder público municipal”, salientou.

Para Ferreira, é preciso que o Detran esteja mais próximo dos motociclistas. “Se o Detran quisesse realmente fazer um trabalho realmente focado nos motociclistas, ele faria. Teríamos uma lei estadual cada um dos seus municípios iguais, teríamos técnicos mais aprimorados na forma de conduzir o veículo. Temos várias empresas irregulares aí em Caxias, várias contratações irregulares. As empresas normalmente contratam jovens recém habilitados, porque esses custam menos, mas, eles se expõem muitos mais a riscos, o que causa um grande dano social e econômico”.      

De acordo com o Sindimoto, Caxias do Sul possui, atualmente, 36 mil motos na sua frota.

Ouça no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais