Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Governo do RS estende regras da bandeira preta até 21 de março

por Isadora Helena Martins

A cogestão do modelo de Distanciamento Controlado segue suspensa durante esse período

Foto: Divulgação / Governo do RS

O agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul foi apresentado pelo governador Eduardo Leite durante live realizada no final da tarde desta sexta-feira, 05/03. Conforme Leite, o crescimento de internações em leitos clínicos e de UTI está 5,4 vezes maior do que nos picos da pandemia observados no ano passado. “Enquanto nos momentos críticos anteriores eram 60 leitos, entre clínicos e de UTI, a mais sendo ocupados por dia, o que a gente observa agora são 350 leitos a mais sendo ocupados diariamente, em média”, afirmou o governador. Ele também salientou que o número de leitos de terapia intensiva está esgotado em todo o estado.

Para alinhar as medidas emergenciais para conter o avanço da pandemia, foi realizada na tarde desta sexta uma reunião entre o governo do estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). O governo estadual apontou aos prefeitos que a bandeira preta deverá permanecer por mais duas semanas. Já a restrição de atividades entre 20h e 5h fica mantida até o dia 31/03. Na ocasião o governador também falou sobre algumas alterações nos protocolos da bandeira preta bem como reforçou informações sobre medidas vigentes no Estado.

Confira alguns pontos abordados durante a live:

- Permissão de serviços de reparação de objetos e equipamentos.

- Conselhos profissionais podem atuar de acordo com os protocolos e restrições.

- Os locais públicos sem controle de acesso (ruas, vias, parques, rios, praias) vão ter proibição de banho de águas e prática de esportes aquáticos. A medida vale para restringir a circulação em praias. Porém, a prática de caminhadas e corridas nesses locais ainda está permitida.

- A comercialização de itens não essenciais nos estabelecimentos está proibida. Segundo leite, a medida visa conter a circulação desnecessária de pessoas nos supermercados e hipermercados que comercializam itens como eletrodomésticos, roupas, utensílios. Está permitida apenas a venda de itens essenciais como alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza. Medida vale a partir de segunda-feira (08/03).

- Será lançado, nos próximos dias, um portal de denúncias de descumprimento de regras do decreto.

- Manutenção das medidas até 21 de março. O retorno da cogestão está previsto para 22 de março. Também haverá alterações dos protocolos da bandeira vermelha aumentando as restrições.

- A suspenção geral das atividades após às 20h vai ocorrer até 31 de março.

- A Secretaria da Fazenda estuda uma maneira de apoiar os empresários, inclusive em questões tributárias, especialmente aqueles mais impactados pelas medidas restritivas.

*Mais informações na programação da emissora

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais