Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Canil Municipal de Caxias do Sul apresenta falta de estrutura para abrigo de animais

por Daniel Lucas Rodrigues

Diagnóstico foi realizado após visita de vereadores nesta semana e relatos de funcionários do local aos parlamentares

Foto: Daniel Corrêa/Divulgação

O Canil Municipal recebeu a visita de uma comitiva de vereadores nesta semana, em Caxias do Sul. A ida foi realizada para observar as atuais condições do local para abrigar cães e gatos, por meio de um pedido do presidente da Comissão da Saúde e Meio Ambiente (CSMA), Rafael Bueno (PDT). Eles foram recebidos pelo coordenador do Departamento de Proteção Animal, veterinário Paulo Vinicius Bastiani, e pela veterinária Ana Caroline Rossi.

Em razão da pandemia e a pedido do Canil, os vereadores foram divididos em dois grupos, com visitas realizadas às 13h30 e às 15h. Conforme informações do órgão, 610 animais são acolhidos. Atualmente, há apenas um gato no lugar. De acordo com a Prefeitura foram encaminhadas as adoções de 136 cães e 49 felinos a partir da metade de 2020. Bueno foi um dos vereadores que visitou o espaço. Ele afirma que há a presença de ratos no terreno, faltando um trabalho de desratização do Município. O parlamentar relata que permanece o esgoto a céu aberto e não há estrutura de pessoal suficiente para atender os animais. É pedido que seja efetuada a nomeação de servidores para o Canil. (Clique AQUI e ouça a declaração completa).

Há tempos se é discutida a mudança do Canil Municipal. A Prefeitura cogitou trabalhar a construção de um Centro de Bem-Estar Animal, que estava previsto para começar o projeto no ano passado. Devido ao ano eleitoral e a resistências de pessoas que moram onde seria feito o espaço, o poder público desistiu de seguir com o planejamento em 2020. O tema ainda não foi retomado neste ano. Conforme o veterinário Paulo Vinicius Bastiani, é necessária a mudança do Canil, localizado dentro da zona urbana, e precisaria, por preceitos legais, estar na zona rural. Ele conta que a troca faria bem aos animais em questão de conforto e espaço, já que o lugar atual é pequeno e a estrutura é antiga e algumas inadequadas. (Clique AQUI e ouça a declaração completa).

Realizaram a visita os vereadores Adriano Bressan (PTB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Juliano Valim (PSD), Gilfredo de Camillis (PSB), Olmir Cadore (PSDB) e Renato Oliveira (PCdoB) e a vereadora Estela Balardin (PT).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais