Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Juçara Tonet Dini: comunicação, família e legado

por Isadora Helena Martins

A jornalista, empresária e palestrante, Juçara Tonet Dini, foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (08/02)

Foto: Isadora Martins

A jornalista, empresária e palestrante, Juçara Tonet Dini, foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (08/02).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Juçara Tonet Dini nasceu em 24 de janeiro de 1959, em Caxias do Sul. É a filha mais nova entre seis irmãos. A infância, vivida em Caxias do Sul, na região do bairro Rio Branco, foi simples e de muito trabalho. “Tenho boas lembranças, fui muito amada. Não fui mimada. Como a família tinha seis irmãos e pais bastante disciplinadores, eu não era muito percebida durante o dia porque, afinal, era uma família italiana e todos tinham que trabalhar e muito. Nós tínhamos essa mensagem do trabalho e o trabalho ajudava a desenvolver a nossa reputação, nossa personalidad, o nosso compromisso. Entã, o trabalho foi o mote da família”.

Juçara fez o ensino primário no grupo escolar Clemente Pinto. Depois, estudou no Colégio São Carlos, onde também participou de um coral. “Me lembro que cantei na semana cultural uma música do Moacir Franco, eu tinha 12 anos. Aquilo foi muito importante pra minha formação porque eu tinha medo, mas, eu ia. E eu indo, me sentia bem comigo mesma, me superando”. O Ensino Médio foi vivido na escola Cristóvão de Mendoza. 

O jornalismo entrou na vida de Juçara por conta da influência de sua irmã mais velha, Elzira Sartor. No início dos anos 70 as duas jovens viram um anúncio de uma oportunidade para trabalhar no jornal Correio Riograndense. “Eu tinha 11 anos a minha irmã 15 e nós decidimos vir e nos candidatar a vaga. O Jimmy Rodrigues, na época, foi muito cuidadoso pra não nos constranger. Ele ouviu nossa história, nossa candidatura à vaga, nos deu uma redação pra escrever pra concorrer de fato e fomos embora felizes com a perspectiva. Claro que nunca houve um retorno, mas a bondade dele foi inesquecível”.  A partir desse episódio, o desejo de Juçara de fazer jornalismo cresceu até que ela fez o curso na UNISINOS, em São Leopoldo. Quando retornou para Caxias, já formada, trabalhou no Jornal de Caxias, em rádios da região e outros veículos de comunicação. Mas, foi no empreendedorismo que Juçara deu segmento à sua carreira de jornalista.

Em 1984, Juçara abriu a sua agência de assessoria de imprensa com foco na comunicação empresarial, a Dinâmica Comunicação. Hoje, com 35 anos no mercado, a Dinâmica Conteúdo Inteligente é uma das maiores marcas na área de assessoria e marketing da região. “A gente conseguiu desenvolver um jornalismo de verdade dentro da Dinâmica. Mesmo fazendo jornalismo empresarial, trabalhando com a verdade e com a maneira mais correta possível eu consegui resolver o meu dilema fazendo as coisas como tinham que ser feitas, do ponto de vista do jornalismo”.  

Juçara também deu uma grande contribuição para a comunicação da Serra Gaúcha quando trouxe um núcleo da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) para a região. Ela foi a primeira presidente da entidade, no período de 2003 a 2009; atualmente integra o Conselho de Honra da ARI Serra Gaúcha. Também é diretora nacional do TeachBeyond Brasil – uma associação cristã que visa promover uma educação transformadora - e atua no Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Ao longo da vida, Juçara também fez outras especializações nas áreas de Psicologia das Organizações e do Trabalho, Terapia Familiar Sistêmica eTeologia, assuntos que trata em suas palestras.

Porém, além do sucesso profissional, Juçara construiu uma bela trajetória familiar. Casada com Silvio Dini há mais de 40 anos, com quem tem os filhos Ricardo e Júlia Dini, Juçara também está vivenciando o papel de avó de Yohan Dini. “Faz tudo valer a pena”, diz ela sobre a família.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais