Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Novo curso da UCS propõe o aprendizado do Talian em família

por Pablo Ribeiro

Com o início das aulas previsto para o mês de maio, iniciativa de preservação da língua de imigração italiana promove ensinamentos gramaticais e culturais, incluindo música e literatura

Foto: Anthony Beux Tessari/UCS/Divulgação

Manifestação cultural de Caxias do Sul e segunda língua oficial do município, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Referência Cultural Brasileira, o Talian é herança cultural também cultivada pela Universidade de Caxias do Sul. Com o propósito de contribuir à preservação da língua de imigração falada na região de ocupação italiana, o Programa UCS Línguas Estrangeiras lança o curso de extensão Talian in Fameia – La nostra léngoa de eransa. A proposta é ensinar o dialeto através de encontros virtuais com os alunos participando junto às suas famílias. O curso, que ocorre entre os meses de maio e outubro, contemplará os componentes gramaticais básicos e elementos culturais do Talian, como música e literatura. Ao fim, os alunos serão convidados a participar de um Filò Talian (festa típica dos imigrantes com forte participação comunitária) para vivenciar e promover a prática das tradições.

A iniciativa é viabilizada com o envolvimento de diversas entidades conectadas ao tema: o Comitê Nacional Gestor da Língua Talian (Contalian), a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), o vice-consulado da Itália em Caxias do Sul e o Comitê dos Italianos no Exterior no RS (Comites-RS).

Ao matricular-se, o aluno ganha o direito de compartilhar as aulas com o seu núcleo familiar. As turmas serão formadas por município e a trajetória formativa contará com três módulos desenvolvidos ao longo de seis meses, totalizando 50 horas. Os encontros semanais em grupo, via Google Meet, terão uma hora de duração, acrescida do período de 30 minutos dedicados ao esclarecimento de dúvidas e complementos por professores, comunicadores e difusores do Talian da região. Ainda, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UCS, serão propostas e desenvolvidas tarefas.

Comprometida com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorados em 2025, a UCS já alinha ações com foco nas festividades. Entre elas, e em parceria com entidades e órgãos públicos como a Prefeitura de Caxias do Sul, organizará ações e eventos para valorizar o fenômeno da imigração italiana no Estado. A Instituição também se encarrega da organização e publicação do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais