Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Mais de 150 alunos participam da Olimpíada de Filosofia da etapa regional na UCS

por Ivan Sgarabotto

Evento ocorre nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, e reúne oito escolas

Foto: Claudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul recebe, nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, 158 alunos de oito escolas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi que participam da etapa regional da VIII Olimpíada de Filosofia do RS. As escolas participantes são: de Caxias do Sul, a Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano, a Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Avelino Boff, o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul, o Colégio Mutirão, a Escola Impulso ao Saber e a Escola Estadual de Ensino Médio Olga Maria Kayser; o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves e de Garibaldi.

Das 8h15min às 9h45min, os alunos realizam oficinas no Bloco E do Campus-sede da UCS. São elas:

- O outro que não é eu, é quem?

- Fala sério! Só porque nasci animal racional, preciso carregar superioridade irracional?

- Eu te ofendo, e daí? Não dá nada!

- O que será do mundo quando eu não estiver mais aí?

- Diante do rosto alheio, alheio posso ficar?

- Preciso do outro para viver bem?

- Cinco maneiras infalíveis de dizer a verdade... ou não.

Às 10 horas, será realizada, no auditório do Bloco H, a apresentação dos trabalhos produzidos e debate sobre o tema da olimpíada “O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências?”.

Segundo o professor do curso de Filosofia da UCS, Vanderlei Carbonara, membro do Comitê Organizador da VIII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul (OLIFRS) e coordenador da Etapa Regional de Caxias do Sul, “a etapa regional neste ano, comparada às edições anteriores, indica um crescimento expressivo de escolas e de participantes. Além do mais, dos 173 inscritos, 148 são estudantes do Ensino Médio”.

A etapa estadual da VIII Olimpíada da Filosofia será nos dias 2 e 3 de outubro, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Bento Gonçalves.

Olimpíada

A Olimpíada de Filosofia consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico, a partir de um tema geral e é destinado a professores e estudantes do Ensino Médio e do Fundamental II.

Entre seus objetivos estão: promover a integração e o intercâmbio entre as escolas, os estudantes e os professores participantes, bem como entre a escola, a universidade e entidades apoiadoras; fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes e professores; desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico em solidariedade investigativa; promover relações educativas entre a filosofia e outras áreas do conhecimento.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3218.2156.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais