Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Confira como foi o retorno presencial obrigatório da rede municipal de ensino de Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Reportagem da Tua Rádio São Francisco mostrou o panorama da retomada de três instituições

Foto: Juliane Ribas/Banco de Dados

As escolas municipais de Caxias do Sul realizaram o retorno presencial obrigatório nesta terça-feira (16/11). A retomada ocorre após uma decisão do Governo do Estado em exigir a obrigatoriedade das aulas presenciais em todas as redes de ensino. As instituições estaduais voltaram semana passada, dia 08 de novembro, enquanto a Secretaria Municipal da Educação (Smed) deu um tempo maior de adaptação às escolas de sua extensão.

A reportagem da Tua Rádio São Francisco procurou três escolas municipais para falar sobre o retorno. Houve intensa movimentação de alunos, preparação para receber os estudantes e um trabalho de adaptação para algumas crianças. Uma ainda necessita manter o escalonamento de turmas, enquanto outras já recebem quase que 100% do pessoal. Uma das instituições que teve a presença de quase todos os alunos foi a Ilda Clara Sebben Barazzetti, localizada no bairro Santa Fé, no loteamento Santo Antônio. O local atende 460 estudantes do 1º ao 9º ano. A diretora Cristiane Beltrame Padilha conta que houve um trabalho de organização, feito na semana passada, para conseguir receber as turmas na retomada oficial. Ela conta que foi planejado abrir a escola 15 minutos antes nos dois turnos, a fim de cumprir os protocolos da Covid-19, como a higienização das mãos e demais orientações. Na saída também houve esse intervalo de 15 minutos. Os menores saem primeiro e os mais velhos depois, com o intuito de não gerar aglomeração.

 A escola Catulo da Paixão Cearense, que fica no bairro Panazollo, também chegou a voltar na semana passada, para adaptar os 426 alunos a realidade do retorno obrigatório. A instituição de Educação Infantil ao 5º ano teve alguns estudantes que não retornaram, pois estão fora do zoneamento da instituição. Uns se mudaram de bairro e outros de cidade, fazendo com que os pais ou responsáveis procurem uma escola mais próxima do lugar em que moram. A diretora Adriana Restelatto relata este cenário. Ela ainda reforça que para os estudantes da Educação Infantil será realizado ainda o escalonamento.

A mesma situação é vista na escola Santo Antônio, situada em São Pedro da 3ª Légua. O local atende 213 alunos da Educação Infantil ao 9º ano. 97 estudam no turno da manhã e 116 pela tarde. A diretora Lucilene Rauch Forlin fala que o espaço possui estrutura para receber 100% das crianças presencialmente. As maiores turmas são de 25 pessoas e, com a flexibilização do distanciamento, houve espaço para acolher todos. Anteriormente, a distância era de 1,5 metros e, agora, é de um metro. Ela diz que há demarcação nos chãos das salas de aula e também no refeitório

A cidade de Caxias do Sul possui 83 escolas municipais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais