Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Diretores de escolas estaduais de Caxias do Sul assinam termo contra volta do ensino presencial

por Daniel Lucas Rodrigues

Carta foi rubricada por representantes de 14 instituições, que alegam carência de material e de funcionários para retomada segura durante a pandemia

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Diretores de 14 escolas estaduais de Caxias do Sul assinaram uma carta contra o retorno das aulas presenciais no dia 28 de outubro. O documento foi rubricado na sexta-feira (09/10) e expõe que as instituições possuem carência de estrutura de pessoal e material para receber os estudantes da rede na data prevista.

A Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão foi uma das que referendaram o termo. Segundo a diretora do colégio, Íris de Aguiar Caetano, o manifesto recebeu aval das comunidades escolares. Segundo ela, a carta é uma forma de mostrar as dificuldades que as instituições passarão com o retorno, além de apresentar que, caso tenha um caso de coronavírus, os representantes já tinham um posicionamento contrário.

Uma das preocupações dos diretores é a falta da quantidade adequada de produtos de higiene e limpeza contra a Covid-19, como álcool em gel e tapetes e aventais de proteção, e a ausência de professores, funcionários e gestores do grupo de risco. Íris relata que, principalmente, o déficit de colaboradores deve sobrecarregar o trabalho das escolas.

A diretora conta que muitas não possuem o material humano necessário para receber os alunos. Ela questiona com que funcionários serão efetuadas as sanitizações, o monitoramento da entrada nas instituições e a organização para que os estudantes respeitem as normas sanitárias.

A retomada da rede estadual de ensino estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (13/10). Por cautela, devido a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para escolas da Serra Gaúcha, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) decidiu pela volta no dia 28 de novembro.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

AQUI você confere a carta assinada pelas 14 escolas estaduais de Caxias do Sul.

As instituições que assinaram o termo:

Cavalheiro Aristides Germani

Irmão José Otão

Galópolis

Imigrante

Ivanyr Euclinia Marchioro

João Triches

Maria Araci Trinity Rojas

Melvin Jones

Professor Apolinário Alves

Professor Clauri Alves Flores

Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis

Rachel Calliari Grazziotin

Santa Catarina

São Caetano

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais