Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Diretor do Instituto Federal de Caxias do Sul revela que o corte de verbas vai estagnar processo de expansão do campus

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A previsão era de ampliação de mais de cem vagas para o próximo ano. Porém, agora, há dúvidas quanto a continuidade das atividades até o final de 2019

Foto: Arquivo/ Facebook IF Caxias

O Diretor-Geral do Campus de Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) concedeu entrevista durante o programa Conectado desta segunda-feira (13). Ele falou sobre os impactos do corte de mais de 30% das verbas de custeio às instituições de ensino, anunciadas pelo governo Federal.  

De acordo com Toniollo, em Caxias, o contingenciamento afetou 35,8% do orçamento previsto para 2019. Isso representa um corte de mais de R$ 1,2 milhões dos cerca de R$ 3 milhões que seriam destinados à instituição neste ano.

Ele revelou que a redução dos repasses federais poderá comprometer o funcionamento de serviços básicos para o funcionamento do campus como energia elétrica, água, limpeza e vigilância. “Esses contratos dos serviços continuados já estão pagos até julho. E a nossa previsão é que a partir de setembro esses serviços não poderão ser mantidos”, revelou.

Durante a entrevista, Toniollo também lamentou o corte dos investimentos no setor pois, segundo ele, o IFRS em Caxias estava com projeção de crescimento até 2021, com mais oferta de cursos técnicos e de ensino superior. Ele ainda revelou que a previsão era ampliar o número de vagas de 1600 para 1700 já no próximo ano. Porém, com a nova realidade orçamentária, as expectativas de expansão do campus ficam estagnadas. “Isso é muito preocupante, é arrasador, porque com todo esse trabalho que a gente tem feito até o presente, não existe uma justificativa plausível para que fosse feita essa ação tão drástica”, lamentou. (Ouça a entrevista completa no link abaixo da foto)

Atos de repúdio ao corte de verbas para a educação

Nesta terça-feira (14), os vereadores caxienses irão votar, em regime de urgência, uma Moção de Repúdio ao corte orçamentário na ordem de 30% realizado pelo Ministério da Educação aos Institutos Federais. A moção é de autoria coletiva e a expectativa é que o documento seja aprovado por unanimidade.

O Diretor-Geral do IFRS de Caxias também comentou sobre a manifestação dos estudantes e servidores da instituição agendada para o dia 15 de maio (quarta-feira). A concentração será na Praça Dante Alighieri, às 17h30. O movimento em defesa da educação contará com caminhadas, palestras e manifestos que vão ocorrer simultaneamente em diversos pontos do país.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais