Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vendas no Dia das Crianças devem crescer até 4%, segundo estimativas da Fecomércio-RS

por Isadora Helena Martins

Brinquedos, roupas e eletrônicos estão entre os itens mais procurados

Foto: Divulgação / EBC

O Dia das Crianças também é uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista. Atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, a data é uma das que mais movimenta o setor e neste ano, o cenário é otimista. Conforme o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, a expectativa é de crescimento. “A nossa estimativa para este dia em 2019 é de que haverá um crescimento real de 3,5% a 4% nas vendas do comércio varejista, no Rio Grande do Sul, para o Dia das Crianças. Não é melhor data de vendas, mas ainda é uma data muito boa para o setor”, afirma.

Bohn atribui essa perspectiva de melhora nas vendas a três principais fatores: “A inflação foi maior do que o preço que aumentou dos brinquedos, então eles estão mais baratos esse ano em relação ao ano passado. Também temos os saques do Fundo de Garantia e muito desses recursos poderá se destinar para isso. Ainda podemos considerar como elemento que favorece esse crescimento das vendas no Dia das Crianças a questão dos filhos. Sabemos que as famílias têm menos filhos, então, este também é um elemento que elas podem usar para valorizar os filhos e dar um presente maior ou mais presentes”.   

Conforme um levantamento da Fecomércio-RS, itens como brinquedos, vestuário infantil e até mesmo eletrônicos como celulares e tablets, são os itens mais procurados nesta época. Diante disso, o presidente da entidade afirma que os lojistas precisam investir em estratégias para concretizar as vendas: “Hoje as pessoas estão muito mais em busca de uma experiência de compra do que propriamente trocar dinheiro por um produto. Então, o atendimento, a preparação dos vendedores a exposição da loja, isso tudo influi na concretização das vendas e auxilia a atrair o consumidor para a loja”.

Bohn ainda afirma que o comércio está em lenta retomada após ter sido um dos setores que mais sofreu com a crise econômica: “Quando a gente cai no buraco como a gente caiu, falando da crise que foi em 2015, 2016, na hora não percebemos. A gente só percebeu depois, quando as coisas ficaram difíceis, quando houve demissões, fechamento de empresas. E agora nós já estamos há quatro anos ‘remando’ para tentar voltar e essa volta é difícil. Mas, ela está acontecendo. Ela está sendo devagar, mas segura, orgânica, com garantia de que ela [crise] não retorne, a não ser que haja uma crise internacional. Mas, as condições permanecendo no mundo, o Brasil vai crescer devagarinho de novo. Então neste ano já vamos ter um melhor Dia das Crianças, talvez, um melhor Natal e a gente vai começando a crescer de 1% a 1,5% no próximo ano”.  

Ouça AQUI.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais