Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mais de 12 mil caxienses solicitam seguro-desemprego nos cinco primeiros meses do ano

por Isadora Helena Martins

Abril e maio concentraram maior parte dos pedidos do benefício

Atendimento na Agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a maio deste ano 12.195 caxienses realizaram a solicitação do seguro-desemprego. O número representa uma alta se comparado às solicitações do benefício realizadas no ano passado. Em 2019, de janeiro a julho, o total foi de 8.538 pedidos de seguro-desemprego registrados no município.

Conforme o coordenador da agência FGTAS/SINE de Caxias do Sul, Maurício Adamatti, o número é reflexo do aumento de desligamentos registrados no início do ano, devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus na economia. “Nós avaliamos que no mês de janeiro e fevereiro nós tínhamos um padrão onde estávamos conseguindo igualar admissões e desligamentos e em alguns casos, até tendo até saldos positivos. A partir de março começamos a ter mais desligamentos justamente porque algumas empresas já começaram a enxergar o cenário que estava vindo do exterior para o Brasil e depois, em abril, as coisas realmente ficaram mais delicadas. Realmente tivemos um impacto principalmente na área do comércio, serviços, indústria e construção. Um dos setores que ficou estável foi a agropecuária”, explicou.

No acumulado de janeiro a abril, Caxias do Sul teve um total de 20.309 contratações com carteira assinada e 23.445 demissões, ou seja, a cidade fechou 3.136 postos de trabalho formal. O mês de abril foi o mais crítico com saldo negativo de 5.098 vagas de emprego.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Adamatti salientou que, por mais que o cenário econômico esteja passando por dificuldades neste momento, há uma expectativa de gradual retomada no segundo semestre. “Estamos vendo possibilidades de fazermos ações, porque agora o mercado fica muito mais competitivo. Por isso o que a gente mais pede é que as pessoas não deixem de se qualificar neste momento, a gente tem diversos cursos na Internet gratuitos e isso conta muito no currículo, principalmente nesse momento que as empresas vão solicitar mais requisitos para poder contratar”, salientou. Ouça a entrevista completa AQUI.

Neste momento, devido às medidas sanitárias de proteção contra o vírus, o seguro-desemprego deve ser solicitado de forma virtual pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, na aba “benefícios”, ou pelo site www.gov.br. Para quem não tiver acesso à internet, ou tiver dúvidas sobre o processo que não podem ser sanadas à distância, o atendimento presencial na agência deve ser agendado pelo telefone (54) 3223-7071 ou pelo WhatsApp (54) 9 8432-6548. Ainda é possível contatar o SINE Caxias pelo e-mail: [email protected] .

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais