Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias e mais três cidades criam projeto para tornar o Sul referência no setor de inovação no Brasil

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Porto Alegre, Florianópolis e Joinville fazem parte da iniciativa

Foto: Dudu Leal/Mercopar

A ideia une as cidades de Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e Joinville para a formação da Tech Road. A iniciativa tem o objetivo de atrair e promover eventos em inovação e tecnologia para o Sul do Brasil. O acordo foi firmado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Caxias do Sul (Sdete), Elvio Gianni, e pela diretora de Inovação da pasta, Raissa Camps, com o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, Ricardo Sondermann, que planejou o projeto.

O objetivo dos municípios é tornar a Região Sul um destino de investimento em novos negócios, assim como já é a Sudeste. A aproximação com Porto Alegre se deu pelo fato de o Rio Grande do Sul ser o segundo estado com mais investimentos em inovação no país, tendo Caxias e a capital gaúcha como pilares deste ramo. Isso fez com que as cidades estreitassem laços em encontros de inovação. Com Florianópolis, Caxias foi conhecer o ecossistema de inovação e tecnologia do lugar, onde foram trocadas ideias para possíveis projetos. Joinville, com um potencial similar na área, também participou desse encontro.

Um dos exemplos da força da região no assunto é Porto Alegre ser a sede do South Summit deste ano, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que deve ocorrer de 29 a 31 de março. É a primeira vez que esta convenção ocorre na América do Sul. Gianni explica que a Tech Road pode fortalecer a vinda de mais eventos do tipo para o Sul. A região disputa com o Rio de Janeiro e Brasília a indicação como sede do Web Summit 2023, evento de repercussão internacional. A parceria com as outras cidades pode facilitar a vinda da conferência. Além disso, a ideia é divulgar o projeto como uma rota de tecnologia para locais fora do país.

Outro intuito é colocar Caxias do Sul no topo das cidades inovadoras, destacando o potencial de todos os setores, mas especialmente o da indústria, que é vista como diferenciada. Por exemplo, Gianni exemplifica que o grafeno foi uma das atrações da Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação do país, realizado na semana passada no Rio de Janeiro.

No final de 2021, o Município criou uma legislação específica para a área, que garante segurança jurídica às empresas e redução de impostos a investidores no setor. Além disso, a Festa da Uva 2022 terá um espaço para as startups.

A Tech Road também foi apresentada para Criciúma e região, em Santa Catarina (SC). O próximo passo será discutir o formato do projeto, seu propósito, objetivos e governança, assim como as condições de entrada de cidades interessadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais