Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Economia de Caxias do Sul cai 6,3% em outubro mesmo com desempenho positivo do comércio

por Daniel Lucas Rodrigues

Números foram apresentados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) nesta quinta-feira (17/12), por videoconferência

Foto: Divulgação/Julio Soares

O desempenho da economia de Caxias do Sul teve queda de 6,3% no mês de outubro em comparação a setembro. O comércio foi o único setor que registrou alta, com aceleração de 5,6%. Os números foram apresentados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) nesta quinta-feira (17/12), por videoconferência.

A área de serviços caiu 10,5% e a indústria 7.8%. Comparado ao mesmo mês de 2019, as três categorias apresentaram baixas. O comércio negativou 17%, o serviços 24,4% e a indústria 7,8%. Nos outros indicadores de “Acumulado do Ano” e no “Acumulado de 12 Meses”, os números também são negativos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município acredita que as vendas nos Dia das Crianças ajudou a manter o ramo comercial positivo. A Black Friday e as festas de final de ano podem alavancar a sequência positiva do setor.

Sobre o mercado mensal de trabalho, outubro apresentou uma alta de 0,7% na geração de empregos. O mês foi responsável pela contratação de 6.046 pessoas e a demissão de outras 5.026. O desempenho acarretou em 145.954 postos formais ao todo. A categoria da indústria e do comércio apresentou taxa de 1% de vagas criadas. Juntas, as duas possuem cerca de 90 mil trabalhadores. A categoria de serviços, junto com a agropecuária, aumentou 0,2%.  Os ramos empregam aproximadamente 53 mil pessoas.

A apresentação dos números da economia também contou com a presença de representantes da CDL de Caxias do Sul. Em 2020, é o sexto crescimento seguido do comércio na cidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais