Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul fecha primeiro semestre de 2021 com desempenho negativo na economia

por Daniel Lucas Rodrigues

Indicadores apresentam queda de 2,5%, porém o mês de junho fechou no positivo

Foto: Maristela Tomasi Chiappin e Tarciano Melo Cardoso/Divulgação

A economia de Caxias do Sul cresceu 5,4% no mês de junho em comparação a maio deste ano. O setor de serviços teve o saldo mais positivo, com um crescimento de 10,7%. Os números foram apresentados nesta terça-feira (10/08), por videoconferência, pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

Todos os ramos tiveram números favoráveis. O comércio cresceu 4,9% e a indústria evoluiu 2,7%. O primeiro semestre de 2021 fechou com dois setores negativos, sendo caso do comércio (-8,8%) e o setor de serviços (-18,7%). A área industrial teve um aumento de 8,4% em relação ao semestre do ano passado. Ao todo, o desempenho foi negativo, caindo 2,5% de janeiro a junho deste ano. Mesmo com os primeiros seis meses de 2021 baixos, as entidades observam que “Apesar das dificuldades ocasionadas com a escassez e da elevação nos preços das matérias-primas, os resultados positivos refletem o aquecimento da atividade econômica, decorrente, entre outros fatores, da flexibilização de atividades com o avanço da imunização no País. A permanência desse cenário, juntamente com a tendência de melhora na cadeia de suprimentos, é um sinal positivo para a economia no segundo semestre.”.

De acordo com a economista e diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Maria Carolina Gullo, as indefinições da reabertura dos estabelecimentos ao longo do semestre e o pico da pandemia em março deste ano foram alguns dos fatores para que fechasse no negativo. Como a indústria não sentiu esses dois impactos diretamente, conseguiu ter um saldo positivo no indicador.

Sobre o mercado de trabalho, Caxias conseguiu um desempenho positivo nos principais setores no mês. O comércio abriu 154 postos de trabalho, enquanto a indústria e serviços criaram, respectivamente, 229 e 278 vagas formais com carteira assinada. Ao todo, a cidade teve um crescimento de 584 no saldo. Isso se deu devido as 6.237 admissões frente a 5.653 demissões durante o mês de julho. Segundo Maria Carolina Gullo, o avanço da vacinação está refletindo em mais contratação, principalmente para as áreas impactadas pelas medidas restritivas.

No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra declínio de -5,9%, ao analisar individualmente por setores notam-se os Serviços (-19,5%), e Comércio (-13,8%) com desempenho negativo e apenas a Indústria com índice positivo de 4,1%.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais