Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comércio cresce 6,7% na economia caxiense frente ao desempenho negativo dos outros setores em maio

por Daniel Lucas Rodrigues

No mês, indústria caiu 3,4% e serviços teve queda de 7%

Foto: Cristhian Silva/Sindilojas/Divulgação

Caxias do Sul teve um desempenho negativo de 2,7% na economia durante o mês de maio em comparação a abril deste ano. O setor de serviços amargou uma queda de 7%, a maior entre as categorias. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (08/07) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A divulgação ocorreu por videoconferência.

Além dos serviços, a indústria negativou 3,4%. O comércio foi o único positivo, com um crescimento de 6,7%. Ao se comparar maio de 2021 com maio de 2020, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se que o indicador evoluiu 18,8%, isso devido ao baixo índice de comparação, tendo em vista a suspensão e restrição das atividades por conta da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020. A Indústria (39,9%) e o Comércio (1,1%) demonstraram elevação, enquanto o setor de Serviços retraiu -9,1%.  Segundo a economista e diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias, Maria Carolina Gullo, o feriado de Dia das Mães foi essencial para os comerciantes observarem um crescimento pelo segundo mês consecutivo.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, também demonstra otimismo ao analisar os dados do comércio. Ele relembra que o Dia das Mães é a segunda data mais importante para a área, perdendo apenas para o Natal, o que auxiliou na continuidade do indicador positivo. Ele acredita que junho também será de crescimento, devido ao Dia dos Namorados.

Sobre o mercado de trabalho, houve um índice positivo de criação de 543 vagas com carteira assinada. Maio registrou 5.844 admissões frente as 5.301 demissões na cidade. Os serviços e o comércio foram os setores que mais abriram empregos no mês, com 238 e 227 vagas criadas, respectivamente. A Agropecuária foi único setor que apresentou demissões líquidas, 53 postos de trabalho fechados. A indústria teve um saldo positivo de 76 postos abertos.

Clique AQUI e ouça a notícia completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais