Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comércio e serviços fecham 2020 no negativo e são os setores mais atingidos pela Covid-19 em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Números foram apresentados nesta quinta-feira (04/02) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), por videoconferência

Foto: Fernando Frazão/EBC

Os três principais setores da economia de Caxias do Sul fecharam o ano de 2020 com saldo negativo de 8,3% em seu desempenho. O serviços foi o mais atingido, com baixa de 16,9%, seguido pelo comércio, com queda de 16,7%, e a indústria, que caiu 0,9%. Os números foram apresentados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da cidade, em videoconferência nesta quinta-feira (04/02).

A entidade afirma que o reflexo na área de serviços e do comércio foi pelo motivo de que as restrições de funcionamento alcançaram mais severamente os setores. As atividades deles envolvem aglomeração de pessoas e isto é proibido por decretos municipal e estadual. A economista e integrante da Diretoria de Economia da CIC, Maria Carolina Gullo, acredita que o resultado seria pior e que poderia chegar a dois dígitos.

Foram apresentados também os números dos últimos dois meses de 2020. Em novembro, a economia cresceu 9,1%, com o a indústria puxando a expansão, com acréscimo de 17%. Em dezembro, houve uma estagnação, mesmo com a queda de 0,1% em relação ao mês anterior. O ramo de serviços evoluiu 7,3%, o comércio, 3%, e a indústria retraiu 5,1%.

Se realizar uma comparação de dezembro de 2020 com dezembro de 2019, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se avanço de 2,9%. O desempenho positivo da Indústria de 25,1% segurou o recuo do setor de Serviços (-24%) e o do Comércio (-20,2%).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais