Drops Literário: Obras para entender o feminismo – seja você homem ou mulher
Na primeira edição do programa, Flávia Kuwer trás dicas de livros sobre empoderamento e igualdade de gênero
Um dos assuntos mais discutidos da semana passada foi uma carta aberta publicada no jornal Le Monde por grupo de mulheres francesas que defende o direito de expressão sexual. O coletivo, que conta com a participação de celebridades como a atriz Catherine Deneuve, afirma que atitudes como tocar o joelho de uma mulher ou tentar roubar um beijo é uma atitude natural dos homens. A declaração das francesas irritou participantes de movimentos feministas, principalmente nos Estados Unidos, país em que ocorre uma onda de denúncias de assédio sexual.
Para ampliar o debate, a Tua Rádio convidou a livreira Flávia Kuwer para dar dicas de livros sobre o tema Feminismo, que sugere os seguintes títulos:
1.Sejamos Todas Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda é uma escritora nigeriana que usa experiências pessoais para defender a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Desde criança, a autora é conhecida pelos pensamentos feministas, atitude que não é bem aceita na comunidade africana. O livro é uma adaptação do discurso da autora no TEDx Euston, que foi visualizado mais de um milhão de vezes no Youtube e que é musicado pela cantora americana Beyoncé.
2.Mulheres, Raça e Classe – Angela Davis
Para Flávia, Angela Davis é essencial para aqueles que querem se aprofundar na causa feminista. Revolucionária, a obra propõe um novo modelo de sociedade, onde todos tem direitos iguais. Além do feminismo em si, a autora aborda outras questões sociais, como os movimentos anticapitalista e o antiescravagista.
3.istórias de Ninas para Garotas RebeldesHistórias de Ninar para Garotas Rebeldes – Elena Favilli & Francesca Cavallo
Esta obra é indicada para as feministas mirins e é formada por 100 minibiografias de mulheres que mudaram o mundo, como Frida Kahlo e Malala Yousafzai. Os textos seguem a linha conto de fadas, começando muitas vezes com o tradicional “Era uma vez” e conta com diversas ilustrações.
4.A Mãe de Todas as Perguntas – Rebecca Solnit
O livro de Rebecca trás reflexões sobre temas como a desigualdade de gênero, a cultura do estupro e o silenciamento da mulher. A autora é atualmente uma das principais referências sobre o feminismo no mundo e A Mãe de Todas as Perguntas é imprescindível para entender o movimento, segundo Flávia.
5.Teoria King Kong – Virginie Despentes
É a biografia da autora francesa, que passou por diversos abusos e violências de gênero, mas que foi capaz de dar a volta por cima. Atualmente cineasta, Virginie passou por diversas fases: foi punk e até mesmo prostituta. A obra trás novo formato de feminismo, o que faz do livro uma provocação.
Ouça o quadro Drops Literário todas as terças-feiras, durante o programa Temática, das 09h às 11h na Tua Rádio
Comentários