Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projeto Cirandeira Criativa promove Oficina de Customização para criar figurinos e camisetas

por Isadora Helena Martins

Atividades on-line começam na quinta-feira e serão coordenadas pela designer Fran Hermoza

Foto: Divulgação / Tatieli Sperry

Projeto iniciado no final de março, o Cirandeira Criativa promove, a partir desta quinta-feira (22), uma Oficina de Customização com a designer Fran Hermoza. Realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, FAC Movimento, através do Edital 12/2019, o projeto oferece oficinas de arte popular e urbana com ênfase na cultura afro-brasileira e indígena. 

Com uma hora semanal, às quintas-feiras, 20h, durante três meses, a Oficina de Customização apresentará diversas técnicas de corte e costura para produzir e personalizar os figurinos e camisetas. Os oficineiros também aprenderão o manejo de adereços e, no final das atividades, deverão participar da criação do estandarte do projeto.

Com uma diversidade de tarefas, a oficina busca valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira e indígena e sua influência na construção identitária brasileira. Além da aula on-line, semanalmente será postada no Canal do YouTube do projeto, mais uma aula de uma hora da Oficina. As duas atividades ficarão disponíveis para o público. 

“A gente vai abordar a temática africana e indígena para criar novas formas de se identificar com isso que é tão nosso, mas a gente não se identifica É uma oficina que a gente também se propõe a falar sobre sustentabilidade. A ideia é que a gente reutilize o que tem em casa para transformar em novas peças. E a gente consegue isso reciclando também o nosso olhar”, disse a designer em entrevista ao programa Café & Cultura.   

Franciele Hermoza, Fran Hermoza, é designer atuante na cena cultural caxiense. Cursou moda nas instituições CESUMAR, UCS e UADE – Universidade de La Empresa Argentina, em Buenos Aires. Também fez intercâmbio estagiando com o estilista Monge Guibanne, em Lyon, na França. Em 2018, criou os figurinos Bloco da Ovelha. No mesmo ano também assinou a coleção Contos de Faltas, com figurinos para a Cia de Municipal de Dança de Caxias do Sul.

 

Oficinas de dança e percussão abertas

Em seu segundo trimestre, o projeto também segue com as oficinas on-line de dança, com Vanessa Carraro, às terças-feiras, e percussão, com Cristiano Nunes, às quartas. As atividades do Cirandeira Criativa começaram no final de março. Além das atividades com Vanessa e Cristiano, também foi realizada uma Oficina de História, com Carina Monteiro. 

Previsto para seguir até novembro, o projeto foi idealizado pela cirandeira Vanessa Carraro e produzido pela Lynch Gestão Cultural, da produtora cultural Flor Nieto. Além da Oficina de Customização, que começa nesta quinta, também está prevista ainda uma oficina de Graffiti com Andrigo Martins.

Os interessados podem se inscrever para qualquer oficina que desejarem.  

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/nNNkaDSuX6mN8tAs9

Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais