Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Conjunto da obra musical dos Irmãos Bertussi é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Caxias do Sul

por Clayton Camargo

A entrega dos certificados aconteceu no show comemorativo que encerrou as celebrações do centenário de Honeyde Bertussi

Foto: Ícaro de Campos

Em ato realizado no Parque Mário Bernardino Ramos, antes do show comemorativo ao centenário de Honeyde Bertussi, na noite desta quarta-feira (13/03), o prefeito Adiló Didomenico e a secretária Municipal da Cultural, Cristina Nora Calcagnotto, assinaram o certificado que reconhece o conjunto da obra musical dos Irmãos Bertussi como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Caxias do Sul.  Entregaram os certificados aos familiares, para Paulo Bertussi, filho de Honeyde Bertussi; e para Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi. 

Adelar e Honeyde Bertussi, de São Jorge da Mulada, distrito do município de Caxias do Sul, saíram do interior para deixar marcas na história da música cruzando fronteiras e influenciando milhares de músicos. São considerados ícones da música tradicionalista gaúcha, sendo referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul. A dupla foi pioneira na valorização e difusão da música regionalista gaúcha.

Os irmãos Bertussi iniciaram a carreira na década de 1950, e ao longo dos anos, conquistaram o público com suas composições e interpretações únicas de músicas que retratam a vida no campo, as tradições gaúchas, o amor à terra e às raízes do povo gaúcho. 

Os filhos de Honeyde e Adelar, Paulo e Gilney, respectivamente, agradeceram a todos pela homenagem ao Os Bertussi. "Toda família se sente honrada com este momento que nos engrandece. Muito obrigada a todos!", agradeceu Gilney, emocionado.

A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, ressaltou o momento histórico do registro da obra de Os Bertussi se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Caxias do Sul. 

O Show Histórico “Centenário Honeyde Bertussi”, reuniu grandes nomes da música tradicionalista gaúcha como Gildinho, Edson Dutra, Renato Borghetti, César Oliveira e Rogério Melo, Fernando Montenegro e Porquinha, Chiquito, Marines Siqueira, Paulo e Gilney Bertussi, entre outros. Também teve apresentação do Quarteto de Jazz, da Orquestra Municipal de Sopros, com a participação do acordeonista Rafael De Boni e do Grupo de Danças Folclórica Os Gaudérios. O evento marcou o encerramento das celebrações do centenário de Honeyde Bertussi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais