Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Projeto que torna Caxias do Sul Capital Estadual dos CTGs pode ajudar a conseguir verbas para a Semana Farroupilha em 2020

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Matéria foi protocolada na Assembleia Legislativa, nesta semana

Foto: 25ª RT/Divulgação

Um projeto de lei pode transformar Caxias do Sul na Capital Estadual dos CTGs (Centro Estadual de Tradições Gaúchas). A matéria foi ideia dos vereadores Rafael Bueno (PDT) e Ricardo Daneluz (PDT), que foi protocolada pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT), nesta semana, na Assembleia Legislativa. O objetivo é trazer visibilidade para cidade, além de incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado.

Conforme a justificativa, Caxias do Sul já é conhecida, de modo informal, como a capital mundial dos CTGs, uma vez que, dados do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), mostram que existem 68 entidades, além de mais 30 instituições similares, o que torna o município no maior abrigo de CTGs do Brasil, passando Porto Alegre e Santiago, que vêm logo atrás.  Conforme Bueno, a proposta vai ajudar as organizações a conseguir verba estadual e federal para fomentar a cultura gaúcha. Ele ainda afirma que o projeto auxiliará o turismo caxiense, uma vez que a cidade estaria “penando nessa área”.

“A partir desse projeto de lei, Caxias do Sul, que está penando na área turística, passando vexame a nível nacional, poderia obter recursos estaduais e federais para fomentar a Semana Farroupilha, ajudando as entidades envolvidas, e, também, na questão de apresentações artísticas e culturais”, conta.

Bueno destaca que o projeto não vai demorar a ser aprovado e ressalta o impacto na cidade de uma lei que colocaria Caxias do Sul como referência cultural gaúcha. “É desenvolver a questão turística da cidade, uma vez Caxias do Sul tornando-se Capital Estadual dos CTGs, consequentemente, ela torna-se a capital do mundo.”, coloca.

Mais representatividade

O texto lista outros dados para embasar a matéria, como a existência de 350 acampamentos, que envolvem 10 mil pessoas na Semana Farroupilha, a programação artística com mais de 100 apresentações, além de estimar um público de 250 mil visitantes na época dos festejos. Segundo Bueno, a ideia é efetuar um projeto para tornar a cidade como capital nacional, o que traria maior representatividade em Brasília. A vontade é inserir a celebração em Caxias do Sul no Calendário Nacional de Eventos.

“Traria a representatividade, tornando a cidade conhecida a nível nacional, não somente deixando aqui no Rio Grande do Sul esse projeto aprovado, mas torna-lo reconhecido em todo o Brasil. Queremos e vamos tornar Caxias do Sul a Capital Nacional do CTG, assim como coloca-la no Calendário Nacional de Eventos.”, afirma.

Agora, a matéria será analisada pelas Comissões da Assembleia, para só então ir a plenário para discussão e votação.

(Ouça a matéria abaixo do título da notícia).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais