Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Em visita à UCS, ministro da Ciência e Tecnologia anuncia realização da 2ª Feira Brasileira do Grafeno

por Pablo Ribeiro

Ministro Paulo Alvim também inaugurou fase dois do TecnoUCS

Foto: Bruno Zulian/UCS/Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul recebeu nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Ao longo do dia, o chefe da comitiva ministerial conheceu espaços universitários como a UCSGRAPHENE, o IHVET - Instituto Hospitalar Veterinário, o Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) e o Centro de Coleta de Células-Tronco, no Campus-Sede da Universidade. 

Após almoço com lideranças regionais, comunitárias e acadêmicas, o ministro, acompanhado do reitor Gelson Leonardo Rech, chegou ao TecnoUCS para a 1ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Pelo espaço, conheceu produtos e serviços de mais de 50 empresas e entidades parceiras do TecnoUCS, localizado no Bloco 59, e recebeu a medalha Reitor Virvi Ramos – Mérito Científico.

Na Mostra, ocorreu ainda a cerimônia de descerramento da fase dois do TecnoUCS. A nova etapa do Parque contempla a criação de novos espaços para empresas de base tecnológica, ambientes para ideação de empreendimentos e um laboratório aberto de prototipação. Os recursos para a implementação da fase dois são provenientes da Chamada Pública MCTI/FINEP nº 01/2021 – “Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”. A UCS obteve os recursos na ordem de mais de 13 milhões de reais, concedidos pela Finep, agência financiadora pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, que vão possibilitar a ampliação.

O investimento será destinado ao aumento da estrutura e da capacidade de atendimento aos programas ligados à geração de novos negócios de base tecnológica, integrando os Programas StartUCS e ITEC/UCS, da Agência de Inovação UCSINOVA, com o propósito de promover a conexão e a colaboração entre startups e empresas. Haverá mais 19 espaços para empresas em fase de incubação e aceleração, uma sala de design estratégico para ideação de novos empreendimentos e um laboratório aberto de prototipagem para testes e desenvolvimento de soluções inovadoras. 

O propósito institucional é a ativação de um ecossistema de empreendedorismo inovador, conectando os programas de inovação a fim de impulsionar a colaboração entre startups, empresas e o TecnoUCS.

O ministro Paulo Alvim destacou a atuação caxiense no âmbito do grafeno como um diferencial made in Brasil, e a contribuição da UCS dentro do desafio tecnológico que é embarcar o material em diversos produtos, “que vão estar disponíveis em empresas nacionais e multinacionais, levando a força do conhecimento brasileiro, a contribuição e o trabalho dos que fazem e empreendem nesse país”.

Na ocasião, o ministro, junto ao reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, anunciou a realização da segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno. “Já estamos trabalhando, é uma ação coordenada, conduzida pelos atores locais, mas com total apoio da nossa equipe para fazer não só a Feira, mas ir além da Feira: vamos realizar, aqui, o primeiro Simpósio de Materiais Avançados”. Com o olhar da academia e sobre o que está acontecendo no país, o evento está previsto para ocorrer de 2 a 4 de maio de 2023, na Universidade de Caxias do Sul. 

Pedidos ao ministro

Durante a passagem do ministro Paulo Alvim pela UCS, o reitor Gelson Leonardo Rech entregou documentos com pedidos para o estímulo e financiamento de dois projetos. O primeiro contempla “A promoção da saúde pela terapia celular avançada”, com foco na criação de produtos de terapia regenerativa a antineoplásica, a partir de elementos celulares e moléculas bioativas. Entre os objetivos está associar o grafeno à terapia celular. 

O segundo projeto trata da implementação de um “Centro de Inovação em Saúde Única” com atuação ampla na área. Por meio do centro, será possível realizar estudos e pesquisas avançados com foco em diagnóstico e vigilância epidemiológica de microrganismos associados a doenças infecciosas entre humanos e animais, conhecidas como zoonoses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais