Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Inteligência artificial julga se pessoa é culpada ou inocente por meio da análise do rosto

por Eduardo Borile Junior

Os resultados foram, no mínimo, curiosos.

Qual o limite da tecnologia?

Pesquisadores da Shanghai Jiao Tong University realizaram um estudo para verificar se a inteligência artificial consegue identificar se as pessoas são criminosas, ou não, apenas pelos seus traços físicos. E os resultados foram, no mínimo, curiosos.

Para a inteligência artificial, pessoas com bocas menores, mais curvas nos lábios superiores e olhos mais juntos são mais propensas a serem criminosas. Para chegar às conclusões, o sistema analisou 1.856 rostos de homens com idades entre 18 e 55 anos. 730 fotos pertenciam a criminosos, mas não eram fotos deles na cadeia.

De acordo com os cientistas, os classificadores conseguiram executar a tarefa de maneira consistente e produziram provas para que fossem comprovadas a validade, apesar da controvérsia histórica a respeito do tema (é claro!)

Obviamente, o tema, é bastante polêmico. Durante as experiências, o sistema julgou pessoas inocentes como culpadas. O contrário também aconteceu. A maior preocupação é que, caso seja utilizado nos tribunais, o sistema condene pessoas que não cometeram crimes.

Você acredita quer no futuro essa tecnologia vai ser usada? Comente abaixo.

Via Olhar Digital

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais