Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Padres da Diocese de Caxias do Sul participam do "Dia D" de doação de sangue no Hemocentro Regional de Caxias

por Clayton Camargo

Ação promovida pela Diocese de Caxias do Sul, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, marca o tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2024, com o objetivo de mobilizar a comunidade para doação de sangue

Foto: Felipe Padilha

No "Dia D" do clero da Diocese de Caxias do Sul para a doação de sangue, padres que atuam nas paróquias e serviços de Caxias do Sul estiveram no Hemocentro Regional (Hemocs) para realizar o gesto quaresmal solidário, nesta terça-feira, 23 de fevereiro. A ação promovida pela Igreja Católica, em parceria com o Hemocs, marca o tempo da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: "Fraternidade e Amizade Social", e como lema: "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8).

O coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin, fez a doação de sangue pela primeira vez. Ele se diz tocado pelo gesto de solidariedade quaresmal e expressa seu desejo de se tornar doador permanente. "Fazendo este ato, podemos viver a caridade, que é um dos pilares do tempo da Quaresma e da vivência da Campanha da Fraternidade deste ano, que nos estimula a construir um mundo fraterno. É a primeira vez que doo sangue, mas certamente me tornarei um doador permanente. Nós convidamos a todos a se unirem a nós neste belo gesto de fraternidade e cuidado com o outro", salienta.

O assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, também fez sua doação de sangue. O objetivo é que o exemplo do padre que coordena as ações de evangelização juvenil possa inspirar outros jovens ao gesto solidário. "É importante sensibilizar as pessoas de que, entre as muitas formas de ajuda e convivência, e mesmo de caridade, uma delas é a doação de sangue. É uma demanda recorrente dos atendimentos de saúde em toda a região", pondera.

Com o mote: "Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs", a campanha quer ajudar todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral a realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma e também durante as semanas que sucedem a Páscoa.

O pároco da Paróquia Santos Apóstolos de Caxias do Sul, padre Mateus Boldori, participou da atividade, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade para doação de sangue, no Hemocentro Regional de Caxias do Sul que atende todos os municípios que estão no território da Diocese.

Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais da Igreja Particular de Caxias do Sul, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar os irmãos e irmãs que mais necessitam. Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese de Caxias do Sul sugere ampla mobilização a este gesto, com as seguintes informações de datas e locais, já confirmadas pelo Hemocentro.

Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha. Na entrevista inicial, o doador irá receber um botton oferecido pela Diocese de Caxias do Sul, com a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2024.

Já estão confirmadas coletas externas nas cidades abaixo relacionadas. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, é importante que cada paróquia – mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas – motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: [email protected]. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.

- 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul - Rua Goiânia, 590)

- 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)

- 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol - Rua Carlos Gomes, 657)

- 24 DE ABRIL | NOVA PRATA

- 02 DE MAIO | ANTÔNIO PRADO (UBS Aparecida - Rua Luiz Marcantonio Grezzana, 380)

 Haverá em outros municípios a mesma ação. A Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades, pelo Hemocentro.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais