Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Emoção e gratidão marcaram a Formatura do Projeto Pescar Consolação

por Ivan Sgarabotto

Parceira entre Lefan, empresa Ajapar e Projeto Pescar proporcionou formação socioprofissionalizante a 18 jovens em situação de vulnerabilidade social

Foto: Margô Segat

Tanto a cerimônia religiosa, celebrada na Igreja Imaculada Conceição pelos freis Jaime Bettega e Laércio Duminelli da Luz, como a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Iniciação Profissional em Vendas e Atendimento ao Cliente, foram marcadas pela emoção e gratidão dos 18 jovens da Unidade Projeto Pescar Consolação, na noite de quarta-feira, dia 20, no salão paroquial dos Capuchinhos.

O momento foi prestigiado pelos familiares e amigos, os voluntários que participaram da formação dos jovens, de representantes de empresas parceiras e cotistas, de representantes do poder público, do presidente da Fundação Projeto Pescar Edgar Bortolini, do paraninfo Odacyr Bortolozzo e do casal Ademir José e Eda Argenta, diretor e articuladora do projeto, respectivamente.

A atividade é uma parceria entre a executora Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados – Lefan, projeto social mantido pela Associação Literária São Boaventura e Editora São Miguel e a pela empresa mantenedora e executora  Ajapar Participações Societárias, ministrada sob a orientação e diretrizes do Projeto Pescar. Os participantes são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho, através Fundação Projeto Pescar.

O curso contemplou jovens de ambos os sexos (11 moças e sete rapazes) com idade entre 16 e 18 anos. Durante a realização do curso eles receberam salário como jovens aprendizes de 10 empresas parceiras do projeto. A exigência para a seleção foi de estarem cursando no mínimo o 7º ano ou ter concluído o Ensino Médio; possuir renda familiar de meio salário mínimo por pessoa e morar no bairro Consolação ou proximidades. Deste grupo dois jovens foram contratados com carteira assinada e outra como estagiária. Os demais estão sendo encaminhados para entrevistas de emprego.

A proposta educativa do projeto Pescar Consolação tem como foco principal oferecer possibilidades efetivas de inclusão social ao jovem  que está socialmente vulnerável, ajudando-o a desenvolver potencialidades e suprir necessidades, encaminhando-o para um primeiro emprego ou estimulando a sua capacidade empreendedora. O diretor do Projeto Pescar Consolação, Ademir José Argenta, ressaltou que “a atividade foi idealizada na crença de que podemos transformar vidas e nossa comunidade, através da criação de oportunidades para jovens em situação de risco e vulnerabilidade social que querem vencer através do próprio trabalho, utilizando suas habilidades e aptidões com os recursos disponibilizados pelo projeto”.

Os 20 selecionados para a segunda turma iniciam o curso gratuito em 1º de março. A atividade possui duração de 10 meses e carga horária de 800 horas. As aulas teóricas e práticas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, no Centro Comunitário Consolação (Rua Dr. Zerbini, 2749). Os jovens receberão vale transporte, refeição, uniforme e os materiais de uso no curso.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais