Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Apae de Caxias do Sul lança campanha para incentivar a doação de sangue

por Isadora Helena Martins

Instituição busca mobilizar toda a comunidade para que contribua com o Hemocs, que enfrenta dificuldades para manter estoque de bolsas de sangue

Foto: Divulgação / Apae Caxias do Sul

A Apae Caxias do Sul lançou nesta terça-feira (16), a campanha “Nas veias de um APAExonado corre a solidariedade!”. O objetivo da ação é conscientizar a comunidade para a importância da doação de sangue, ainda mais no momento em que o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está com baixo estoque de bolsas de sangue.

Atualmente, o Hemocs está com cerca de 30% a menos de doações, com relação ao período pré-pandemia, e necessita com mais urgência de doadores de sangue dos tipos A+, O+, e O-. A unidade atende a todos os municípios da Serra Gaúcha e, para suprir a demanda, necessita de, aproximadamente, 70 doadores por dia.

Pensando nesta realidade e no que podia ser feito para amenizar a situação, a Apae Caxias mobilizou a equipe, familiares, alunos e amigos para iniciar um movimento de sensibilização para a causa.   

“Nós sempre pedimos doações para a comunidade e pensamos que agora era momento de retribuir a nossa cidade e região, fazendo a nossa parte e doando também. Nós estamos então lançando essa campanha – Hemocs/Apae- porque nós sabemos da necessidade que Hemocentro de Caxias tem, porque estão com uma situação bastante crítica. Nós funcionários, familiares e amigos da Apae já estamos indo ao Hemocs para fazer a doação e estamos chamando a comunidade para que também possa contribuir”, afirmou a psicóloga da Apae, Simone De Antoni Perini.  

Para aumentar o alcance da mobilização, a entidade convida que as pessoas que realizarem a doação de sangue no Hemocs façam uma foto com as mãos no peito e postem nas redes sociais com a hashtag #sejaumAPAExonado, marcando @apaedecaxiasdosul (Instagram) e @apaecaxiasdosul (Facebook).

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, Simone também destacou que o Hemocs está realizando a coleta de sangue com toda a segurança que exigem os protocolos de prevenção à Covid-19. Ela ainda destacou a importância de agendar o horário da doação pelo telefone (54) 3290.4543 ou no WhatsApp (54) 98418.8487.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade - menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais que 50 kg e estar com um documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais