Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Encontro debate questões migratórias no Brasil

Baixar Áudio por Luiz Fernando

Simpósio foi realizado nesta segunda-feira, na Universidade de Caxias do Sul.

Foto: Fernando Levinski/Tua Rádio

Membros de diversos segmentos da sociedade e de várias regiões do Brasil estiveram reunidos no Simpósio Migração e Refúgio: Diálogos à Luz dos Direitos Humanos. Foram discutidos aspectos variados relacionados com a migração dentro do Brasil. Os debates foram realizados no bloco J da Universidade de Caxias do Sul nesta segunda-feira (11).

Entre os aspectos analisados, estiveram os direitos e deveres do migrante, difusão dos direitos básicos de quem se estabelece no Brasil, e o estreitamento de laços entre setores do Ensino Superior, Estado, Sociedade Civil e empresarial.

Participante do Simpósio, o advogado do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Adriano Pistorelo, ressaltou as dificuldades que essas pessoas enfrentam ao chegar a uma nova cidade. Entre os pontos analisados, está a consciência sobre políticas públicas que permitem a inserção na sociedade.

Sobre a mais recente onda de migração, os venezuelanos, Pistorelo destacou a criação da Operação Acolhida, que é coordenada pelo Exército Brasileiro. O advogado avalia que a instabilidade no país vizinho continua e, com isso, também permanece a saída de pessoas para outros lugares.

Os apoiadores do evento foram o Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Conectas Direitos Humanos, Operação Acolhida, Organização Internacional de Migração, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

(Ouça a matéria abaixo do título)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais