Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Lefan divulga selecionados do Programa Mundo do Trabalho, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Intensa procura para os cursos gratuitos viabilizou a ampliação no número de vagas

A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados - LEFAN, divulga nesta sexta-feira, dia 04 de março, a lista dos 799 selecionados para as 28 opções de cursos do Programa Mundo do Trabalho, realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE).

A divulgação será no salão paroquial dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, Bairro Rio Branco), das 9h às 18h, sendo necessária a presença do selecionado ou de um representante. O não comparecimento acarretará na perda da vaga, que será repassada para outra pessoa. As aulas iniciam a partir do dia 14 de março e serão realizadas quatro formaturas ao longo do ano.

A intensa procura pelos cursos profissionalizantes gratuitos para este primeiro semestre originou a ampliação no número de vagas, passando das 650 previstas para 799, sendo que, 150 vagas são destinadas para seis cursos em parceria com o SENAI. A equipe de voluntários e funcionários da Lefan realizou 1.591 inscrições para um público com idades entre 14 e 59 anos.

Os cursos mais procurados foram: Tortas, doces e salgados; Corte de cabelo, colorimetria e penteado básico; Portaria e Recepção; Eletricidade Básica e Operador de Empilhadeira, respectivamente. Nas opções de cursos do SENAI o mais procurado foi Básico de Eletricidade Automotiva. Segundo a coordenação da Lefan foi constatado que o perfil dos inscritos mudou para pessoas com maior grau de escolaridade e por pertencerem a famílias em que os demais membros também estão desempregados.

No primeiro semestre de 2015, foram realizadas 2,3 mil inscrições para o Mundo do Trabalho, com 930 vagas em 32 opções de cursos, que formaram 486 pessoas. No segundo semestre, foram 910 inscrições para 540 vagas, em 28 opções de cursos, com 409 formados e outros 200 concluíram os cursos em parceria com o SENAI.

Desde a criação do programa 1.095 pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho, sendo que 145 pessoas foram encaminhadas para 39 vagas e, destas, cinco foram contratadas. Em julho será realizado novo processo seletivo para cerca de 550 vagas, com possibilidade de outros cursos, uma vez que novas opções surgem da disponibilidade dos voluntários que ministram as atividades. Atualmente, uma equipe de 50 voluntários colocou-se à disposição para ministrar os cursos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais