Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto Hospedagem Solidária distribuiu 7,1 mil refeições em sua sexta edição

por Daniel Lucas Rodrigues

Iniciativa acolheu 250 homens em situação de rua

Foto: Daniel Schuür/Divulgação

Este sábado (02/09) marca a conclusão da sexta edição da Hospedagem Solidária, encabeçado pela Diocese de Caxias do Sul. Iniciado em 12 de junho, o projeto se estendeu ao longo de 83 noites de acolhimento junto ao prédio onde funciona a Mitra Diocesana, na rua Os Dezoito do Forte, 1771, no centro de Caxias do Sul.

Promovida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul, a Hospedagem Solidária acolheu, em 2023, uma média de 45 homens por noite deste período de inverno e um total de 250 pessoas diferentes. Além disso, foram distribuídas 7.184 refeições entre jantares e cafés da manhã. Todo o trabalho foi desenvolvido por diversas equipes que somam mais de 120 voluntários.

Pelo segundo ano consecutivo, a Hospedagem Solidária aconteceu no prédio que abriga a estrutura administrativa da Diocese. O espaço, no 2º e 3º andares do prédio que é de propriedade da Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila e foi cedido temporariamente para o projeto, era utilizado por uma escola de educação de jovens e adultos e pré-vestibular. A chegada dos acolhidos sempre foi realizada pelas 19h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.

A Diocese, em comunhão com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, segue buscando um espaço físico para acolher a Hospedagem Solidária de forma permanente, ao longo de todo o ano.

Pastoral das Pessoas em Situação de Rua

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua mantém três projetos para o cuidado com a população de rua de Caxias. Nas noites de quinta-feira, voluntários da Pastoral preparam marmitas com sopas e outros alimentos para levar às pessoas que estão na rua, sob os viadutos ou desabrigadas nas praças ou outros locais da cidade. Essa iniciativa deu início à Pastoral e é mantida durante o ano inteiro, mesmo durante a Hospedagem Solidária.

Mensalmente, no último domingo, os Médicos do Mundo e a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua realizam ações de corte de cabelo, barba, cuidados de saúde e espiritualidade, além do almoço com as pessoas em situação de rua, na Paróquia São Pelegrino. E, o terceiro projeto é, justamente, a Hospedagem Solidária, que se mobiliza para acolher os homens de rua nas noites do gelado inverno de Caxias do Sul.

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua sempre acolhe novos voluntários. Basta contatar a coordenadora Tere Mandelli pelo fone: (54) 9 9131-0842.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais