Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra a febre aftosa inicia nesta sexta-feira

por Aldoir Santos

Quase 14 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser imunizados até 31 de maio

Foto: Divulgação

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015 começa na próxima sexta-feira, dia 1° de maio. Quase 14 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser imunizados até 31 de maio. Ao contrário do ano passado, quando o pecuarista familiar recebia até 100 doses de vacina contra a febre aftosa, desde que enquadrado no Pronaf ou no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pecfam), agora serão apenas 30 doses. A redução, contestada pela Fetag, é alegada devido à crise financeira do Estado e que o orçamento deixado pelo governo anterior possibilitou tão somente a compra de vacinas para quem tem até 30 animais. 


Conforme o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, essa redução drástica não é aceita pela Federação. “Alertamos para o fato de que isso poderá acarretar um prejuízo na cobertura vacinal. Embora reconhecendo que para a primeira etapa seja difícil conseguir uma suplementação de recursos para aumentar o número de doses por produtor, a Fetag continua a negociar com o governo o incremento do programa”, disse. Mesmo assim, os pecuaristas familiares, com mais de 30 animais, deverão adquirir as doses nas casas agropecuárias. As vacinas são vendidas somente no período da etapa. Após a compra, é recomendável a aplicação em, no máximo, cinco dias.

A coordenadora do programa de Febre Aftosa da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Grazziane Rigon, recomenda que as doses sejam mantidas refrigeradas para garantir a eficiência do produto.  A Secretaria realizou um levantamento junto aos distribuidores e as doses são encontradas no mercado por valores em torno de R$ 1,80. A Fetag solicita aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que informem aos associados que as doses doadas podem ser retiradas nas Inspetorias Veterinárias a partir de sexta.

Informações da Fetag

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais