Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural será realizada em reunião pública na Câmara de Vereadores de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Evento ocorre nesta quinta-feira (28/03), a partir das 14h

Foto: Smapa/Divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realiza nesta quinta-feira (28/03) a apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), a partir das 14h, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A realização é da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara. Segundo o Legislativo, haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 16) e pelas redes sociais da instituição.

A dinâmica dos trabalhos será em duas partes. Na primeira, ocorrerá a apresentação do plano em si. Na segunda parte, autoridades e o público em geral poderão fazer questionamentos. O PMDR foi elaborado a partir de dados censitários, diagnósticos e levantamento de demandas ao longo de uma série de discussões coordenadas pela SMAPA em comunidades do interior do Município. Os encontros ocorreram em 2022 e 2023. Entre os aspectos pesquisados estão pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades em diversos segmentos (como por exemplo saúde, turismo, educação e infraestrutura, entre outros).

O plano deverá direcionar ações voltadas ao meio rural caxiense para os próximos vinte anos, com revisão a cada quatro anos. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento rural para Caxias do Sul, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, educacionais e de saúde, abrangendo um cenário de longo prazo”, explica Reis. Conforme o Executivo, os futuros gestores de Caxias do Sul poderão estabelecer diretrizes a partir de um documento fundamentado nas reais demandas das comunidades do meio rural.

O plano contou com um grupo gestor formado por representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SEAPI), Cooperativas Agrícolas, Associação dos Feirantes (Assofei), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Samae, e as secretarias municipais de Planejamento, Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos, Segurança Pública e Proteção Social, Turismo, Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Antes da reunião pública, os resultados foram apresentados ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) para aprovação, o que ocorreu em dezembro de 2023.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais