Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquire alimentos da agricultura familiar de Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

As unidades recebedoras serão a Secretaria de Assistência Social de Caxias do Sul e a Associação Mão Amiga

Foto: Catiana de Medeiros/Conab/Divulgação

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) formalizou, na última quinta-feira (15/02), dois projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que foram apresentados pela Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) e aprovados pela estatal em 2023. As unidades recebedoras serão a Secretaria de Assistência Social de Caxias do Sul, que direciona os produtos para o banco de alimentos do município, bem como para o restaurante popular; e a Associação Mão Amiga, onde são atendidas famílias e pessoas em vulnerabilidade social.

Os Termos de Pactuação da Agricultura Familiar foram assinados em solenidade na sede da CAAF, com a participação do presidente da Conab, Edegar Pretto; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; da superintendente da Conab no RS, Luzia Teixeira; do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton Fornazieri; e representantes da CAAF e das unidades recebedoras. Agricultores familiares, lideranças e autoridades da região também estiveram presentes.

Ao todo, 42 agricultores familiares participam da operação como fornecedores e também ficarão responsáveis pela distribuição dos produtos. Serão aportados cerca de R$ 570 mil. Já a doação dos alimentos beneficiará mais de 7,6 mil pessoas que vivem também no município onde os alimentos são produzidos. Serão adquiridas frutas, legumes, verduras, ovos e panificados.

PAA

Entre as principais finalidades do Programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda; incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável. O PAA é executado pela Conab em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais