Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Produtores caxienses devem realizar a declaração anual do rebanho até 31 de maio

por Isadora Helena Martins

É necessário procurar a Inspetoria Veterinária e atualizar o registro das criações existentes nas propriedades

Foto: Divulgação / Luiz Chaves/Banco de Dados

Os produtores rurais têm prazo até o dia 31 de maio para realizar a Declaração Anual para o Recadastramento de Rebanhos. O procedimento é obrigatório. O documento deve ser atualizado, preenchido e assinado na sede da Inspetoria Veterinária, que é o órgão estadual responsável pelos registros de criação, vacinação e circulação de animais, entre outras ações. 

A Inspetoria fica na Avenida Vindima, 1855, junto ao Parque dos Macaquinhos. O registro de animais é utilizado como base para procedimentos e políticas públicas de saúde e bem-estar animal, visando o controle de doenças e monitoramento de transporte e comercialização.

Conforme dados de 2020, Caxias do Sul registra atualmente um rebanho de 38,4 mil bovinos; 4,8 mil equídeos (cavalos, mulas, etc); e 2,6 milhões de aves (galinhas e perus), além de suínos, caprinos e ovelhas.

A orientação é que o produtor, ou um familiar autorizado por procuração, leve uma listagem dos animais existentes na propriedade, classificados por idade e finalidade. É preciso informar se houve abates, nascimentos e mortes de animais, inclusive situações de abigeato (furto de animais), com registro de Boletim de Ocorrência, além das Guias de Transporte Animal (GTA) no caso de compra e venda.

Mais informações pelos telefones (54) 3209-8051 e 3209-8082.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais