Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Fagundes Varela realiza Seminário de Viticultura

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Emater

A tarde da terça-feira, dia 4 de julho, foi de reflexão para viticultores do município de Fagundes Varela. O Seminário de Viticultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, e apoio da Sicredi, reuniu cerca de 40 pessoas no auditório municipal para tratar do tema “Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos na Videira”. A prefeita de Fagundes Varela, Cláudia Moreschi Tomé, e o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Evandro Ecco, prestigiaram o evento. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, os fagundenses cultivam a videira desde a sua chegada na região, com a imigração italiana ainda no século 19, e hoje cerca de 120 famílias tem na viticultura uma importante fonte de renda. Ebert lembrou ainda que o seminário é parte de um projeto de Extensão Rural na viticultura do município, realizado pela Instituição desde 2015, quando foi feito um diagnóstico participativo da realidade dessas famílias com relação à produção de uvas e, a partir daí, foram planejadas as ações, como este evento.

Em uma das palestras, o professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, Otávio Machado, explanou sobre os erros mais comuns na pulverização da videira e como solucioná-los. De acordo com ele, esses erros cometidos na tecnologia de aplicação diminuem a eficácia do controle fitossanitário, uma vez que boa parte do agrotóxico aplicado não atinge a cultura e é perdido no ambiente, o que eleva os custos de produção para o viticultor, além de causar contaminações ambientais. 

A outra palestra, realizada pelo professor Leonardo Cury, da mesma instituição, tratou do manejo de poda, visando pulverizações eficazes e maior qualidade na produção. Ele destacou a importância da entrada de luz no vinhedo para que o produtor consiga obter frutos de melhor qualidade e tenha mais facilidade no controle de pragas e doenças, dentre outras vantagens. Conforme Cury, o dossel vegetativo também pode ser manejado para que as folhas interceptem a luz solar, controlando o vigor da planta de forma a alcançar maior qualidade na produção.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais