Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Podcast

Pastoral do pão realiza doação de pães e enxovais para famílias em situação de vulnerabilidade social de Vacaria

Clique no botão para ouvir o Podcast.

Há quase duas décadas Vacaria conta com um grupo de voluntárias que atuam na Pastoral do Pão. Todas as segundas e quintas-feiras à tarde elas se reúnem na sede que está localizada ao lado da Associação dos Artesãos de Vacaria, no Mercado Público, para a produção de pães que são doados à pessoas em situação de vulnerabilidade social e para a Casa Fratelli Tutti. Além disso, um braço social do artesanato monta kits de enxovais para crianças, com pijamas, casaquinhos de tricô ou crochê, fraldas, touquinha e manta.  Esse foi o assunto do programa Temática desta segunda-feira, 23/10, que recebeu as voluntárias Sirlei Andrighetti de Vargas e Maria Petrolina Rossoni Cardoso, a dona Nida. 
Doações de ingredientes para os pães e itens de costura para os kits podem ser feitas diretamente na Pastoral do Pão nas segundas e quintas-feiras entre às 13h30 e às 17h. Nos demais dias úteis, à tarde, as doações podem ser entregues na sede da Associação dos Artesãos, no Mercado Público.


Ouça Também

  • As atividades da Embrapa de Vacaria são referência nacional

    As atividades da Embrapa de Vacaria são referência nacional. Para destacar as ações desenvolvidas, especialmente na área da fruticultura, estiveram presentes no Temática desta quarta-feira, 29/05, a supervisora da Embrapa de Vacaria, Andrea de Rossi e o pesquisador  Luciano Gebler.

    A instituição tornou-se referência nacional em tecnologia. Entre as iniciativas para este título está a Fruticultura Digital, um projeto inovador e pioneiro, que agrega tecnologia ao cultivo, para pequenos, médios e grandes produtores. Santa Catarina e Paraná também serão contemplados pelo projeto.

    Ouvir
  • Pela primeira vez, o município de Vacaria registrou dois casos autóctones de dengue

    Pela primeira vez, o município de Vacaria registrou dois casos autóctones de dengue, ou seja, a doença foi contraída dentro da própria cidade. Os pacientes, um homem e uma mulher foram acompanhados e se recuperam bem. Somados aos 14 casos importados já contabilizados neste ano, a cidade chega a 16 casos em 2023. O aumento dos registros e as preocupações relacionadas ao tema foram o assunto do programa Temática desta terça-feira, 28/05. Estiveram presentes a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Ciotta, e o agente de endemias, Oberdan Grigoletto. 

    Eles também lembraram as formas de prevenção da doença, alertando a população para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti com ações simples, como a eliminação de água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas.

    Ouvir
  • Gerência do INSS faz esclarecimentos sobre pedidos de benefícios de quem possui MEI

    Aposentadoria pelo MEI é possível? Sim, os trabalhadores que empreendem pela categoria Microempreendedor Individual têm acesso aos benefícios previdenciários. Entre eles, a aposentadoria. Ao garantir o tempo mínimo de contribuições para o INSS, o microempreendedor terá direito ao benefício quando atingir a idade mínima conforme o gênero. Algumas pessoas que possuem o MEI estão procurando a agência do INSS de Vacaria em busca da aposentadoria, mas principalmente do auxílio-doença e estão encontrando dificuldades para dar prosseguimento ao processo. Conforme a gerente substituta Ana Paula Peruchin de Souza, um dos entraves é a falta de pagamento em dia da taxa do MEI. Após um ano em débito a pessoa perde a condição de segurado, sendo necessário pagamento de pelo menos seis meses para recuperar essa condição.

    A gerente da agência do INSS Rosaura Silveira Vieira ressalta que após novembro de 2019 quando foi promulgada a reforma da Previdência é necessário que os pagamentos das contribuições estejam em dia para que os requerimentos sejam aceitos pelo INSS. As gestoras ainda lembram que INSS é quem vai procurar o segurado para realizar a prova de vida, mas caso desejar pode procurar a agência bancária em que recebe o benefício.

    Depois de 43 anos de atividades Rosaura Silveira Vieira estará deixando o cargo no mês que vem em função da aposentadoria. Assumirá a gerência do INSS de Vacaria Ana Paula Peruchin de Souz

    Ouvir
  • Médica nefrologista aborda os cuidados para evitar doenças renais

    A médica nefrologista Lenise Macedo participou nesta sexta-feira,24/05, no programa Temática. No Brasil, a estimativa é de que mais de 10 milhões de pessoas sofram com a insuficiência renal. Mais de 150 mil pessoas fazem hemodiálise. Os rins são os órgãos responsáveis por eliminar toxinas, controlar a pressão sanguínea, regular a formação do sangue e dos ossos e equilibrar o balanço químico e de líquidos no organismo.

    A médica Lenise Macedo destaca que apesar de desempenhar funções essenciais para todo o corpo, nem sempre é possível perceber quando há alterações no funcionamento desses órgãos, principalmente em doenças em estágio inicial, podendo evoluir para as formas crônicas.

    Ouvir
  • Rotary Comunitário oferece diversas atividades neste sábado no bairro São José

    Os moradores do bairro São José e arredores poderão participar neste sábado,25/05, das oficinas da 27ª edição do Rotary Comunitário. As atividades gratuitas serão realizadas das 08h às 17h na escola municipal de Ensino Fundamental dom Henrique Gelain. Estarão sendo realizados cortes de cabelo, exames clínicos, sessão de alongamento e ainda aplicação de vacinas, inclusive e da gripe, distribuição de mudas, brechó, oficinas de maquiagem, de bijouterias, de arte para crianças, confecção de currículos, assessoria jurídica, pipoca, algodão-doce, pets- cuidados e ração e zumba.

    Ouvir
  • Atleta de Vacaria Vitor Moraes é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis

    O programa Temática desta quarta-feira, 22/05, contou com a presença do coordenador do Projeto Lapidando Cidadãos, Matheus Wagner e do atleta, Vitor Moraes que foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Tênis, em Assunção, no Paraguai. Vitinho é o único gaúcho da categoria a ser convocado para a competição de alto nível. Para ele, essa conquista é fruto de um longo caminho de dedicação e trabalho em equipe.

     

    No próximo mês, Vacaria será sede de mais um grande evento esportivo. A Copa RS Banrisul, que estará recebendo os maiores atletas do tênis infanto-juvenil do Estado. O evento já deveria ter ocorrido, mas foi adiado por conta das enchentes.

    Ouvir
  • Prefeitura de Bom Jesus contrata empresa para auxiliar na recuperação das estradas

    A prefeitura de Bom Jesus contratou uma empresa para auxiliar na recuperação da estradas do interior danificadas pelas chuvas dos últimos dias. A informação foi dada pela prefeita Lucila Maggi durante entrevista no programa Temática. Conforme ela, praticamente todas as vias rurais do município apresentam problemas, inclusive interrompendo o transporte escolar em algumas linhas. As equipes da Secretaria de Obras seguem trabalhando conforme cronograma de atividades e as condições do clima. Maggi disse ainda que aguarda a homologação de dois decretos de situação de emergência enviados ao governo por conta de um vendaval registrado dia 27 de abril e das chuvas a partir de 02 de maio. Esta medida possibilitará a busca de mais recursos para atender as demandas.

     

    Ouvir
  • Advogada na área cível fala sobre os direitos das pessoas que foram atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

    O programa Temática desta segunda-feira, 20/05, contou com a presença da advogada na área cível, Mariane Andrade Mondadori. Na oportunidade ela falou sobre os direitos das pessoas que foram atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Entre os assuntos em pautas estiveram os benefícios do INSS, antecipação do Bolsa Família, saque calamidade do FGTS, seguro Habitacional, Abono Salarial - PIS/Pasep, liberação adicional do Seguro Desemprego, atestados de falta no trabalho confeccionados pela Defesa Civil, ações do Programa RS Volta Por Cima, Pix SOS RS, auxilio Governo Federal, locação de Imóveis, perda de documentos e seguros de veículos. É importante ressaltar que para ter acesso a estes benefícios, os municípios precisam encaminhar as respectivas documentações ao Governo Federal ou Estadual para que haja liberação de algum deles.

    Ouvir

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais