Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Podcasts

Entrevistas

  • Nutriplanta e fazenda bom retiro promovem 2º Dia de Campo

    Nesta quarta-feira, 13/12, a empresa Nutriplanta e a Fazenda Bom Retiro promoveram o 2º Dia de Campo, evento que contou com a realização de diversas palestras voltadas à pecuária, além de visitas nas estações da fazenda. O evento aconteceu na fazenda localizada no 5º Distrito de Vacaria. Os portões foram abertos para a recepção dos participantes às 8h30, com o evento iniciado às 9h. Na ocasião, o programa Temática desta quarta-feira, foi conduzido diretamente do local, de onde falaram o diretor proprietário da Nutriplanta, Enedir Cassol, e o proprietário da Fazenda Bom Retiro, Roberto Bueno (Betinho). Durante as palestras, foram tratados temas como adubação, correção de solo, plantio e manejo de pastagens de inverno e verão, boas práticas na pecuária, nutrição e genética bovina.

     

    Ouvir
  • HNSO lança projeto para cuidar do bem estar dos colaboradores

    O Hospital Nossa Senhora da Oliveira está sempre pensando em melhorar o bem estar de todas as pessoas que circulam pelo local, sejam pacientes, funcionários ou outros que ali estejam. Desta vez, a direção colocou em prática o projeto “cuidador cuida do cuidador”, com o objetivo de oferecer melhores condições para os colaboradores da instituição. Conforme a diretora presidente do HNSO, Irmã Adelide Canci, estão sendo oferecidas terapias integrativas feitas por alguns funcionários capacitados, para que os demais que tenham interesse, possam estar realizando sem custo. Ela afirma que quando o colaborador está em paz consigo mesmo, ele atende melhor e rende mais. Afinal de contas, a sobrecarga na área da saúde afeta diretamente aos profissionais que circulam neste meio. E o objetivo é justamente fazer com que o ambiente fique melhor para todos.

    Ouvir
  • Representante da CIC da Federasul se manifesta contrário ao aumento da alíquota do ICMS

    A  ​Assembleia ​Legislativa deverá votar até a próxima terça-feira, 19/12, no projeto de lei ​d​o executivo gaúcho, que prevê o aumento da alíquota do ICMS​. Conforme o texto, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços​ poderá passar de 17% para 19,5%. O diretor regional da Federasul e integrante da diretoria da CIC ​de Vacaria, Paulo Vasquez participou do programa Temática nesta segunda-feira, 11/12, e afirmou que caso o projeto seja aprovado o consumidor deve​rá ser penalizado, pois o reajuste será repassado pelos empresários​ à população.

    Ouvir
  • Projeto de instalação do terminal rodoferroviário de Vacaria tem avanços após reunião com autoridades em Brasília

    Diversas autoridades de Vacaria estiveram em Brasília entre os dias 27 e 30 de novembro, onde, dentre outros compromissos, cumpriram agenda com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Amadeu Boeira, o Vice-Prefeito Marcelo Dondé, a Presidente da CIC Luciana Vieira de Brito, o Presidente da CDL Fabiano Rech, além de outras autoridades. Para falar sobre o tema e atualizar a comunidade com relação ao andamento da instalação do Terminal Rodoferroviário de Vacaria, as autoridades estiveram presentes no programa Temática desta quinta-feira, 07/12.

    Segundo Marcelo, o encontro rendeu uma das deliberações para o Ministério vir à Vacaria no próximo ano para verificar a possível área de instalação do terminal. Ele afirma que o objetivo é integrar o ferroviário com o rodoviário, sendo a principal intenção a de transformar em um modal multissetorial, visando trazer competitividade às empresas do Rio Grande do Sul.

    Ainda, ficou deliberado no encontro a realização de uma reunião virtual com a concessionária Rumo Logística, detentora da concessão da malha ferroviária do tronco sul até 2027.

    Ouvir
  • Corpo de Bombeiros promove campanha Alerta Vermelho

    Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é comum que a comunidade busque se refrescar indo até rios, açudes, piscinas e viajando para a praia. Tendo a situação em mente e os riscos envolvidos, o Corpo de Bombeiros de Vacaria está promovendo a Campanha Alerta Vermelho. Para falar sobre o tema, o programa Temática desta quarta-feira, 06/12, contou com a presença dos responsáveis pelo Departamento de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, Mateus Xavier e Diego Mendonça. Na oportunidade, foram passadas diversas orientações e os cuidados necessários nesta época do ano, sobretudo no cuidado com afogamentos.

    Ouvir
  • Comunidade pode destinar parte do imposto de renda para entidade assistenciais de Vacaria

    O Conselho Municipal de Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) está realizando uma campanha para incentivar à adesão por parte da comunidade que tem até o dia 31 deste mês de dezembro para declararem o imposto de renda com a possibilidade de destinar 6% do valor para entidades assistenciais. Em Vacaria, há um total de nove entidades atuantes que podem ser beneficiadas. Para falar sobre o tema, o programa Temática desta terça-feira, 05/12, contou com a presença da presidente do Conselho de Assistência Social, Marli Madruga, da representante do meio rural no Conselho, Aline Sbardelotto, e da vice-presidente do Comdica, Juliana Biazus. Na oportunidade, elas orientam à comunidade que entrem em contato com seu contador para que seja realizada à destinação a alguma das entidades locais que atendem especialmente, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. 

    Ouvir
  • O 12º passo seguido pelo grupo de Alcoólicos Anônimos

    O 12º passo seguido pelo grupo de Alcoólicos Anônimos diz que “Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.” Para falar a respeito do tema, como ocorre tradicionalmente todas as segundas segundas-feiras de cada mês, a psicóloga Neiva Pacheco foi convidada à Tua Rádio Fátima. O objetivo é auxiliar pessoas com problemas relacionados ao álcool e que, por qualquer motivo, ainda não procuraram ajuda.

    Ouvir
  • Amucser realiza entrega de troféus e a posse da nova diretoria nesta sexta em Muitos Capões

    A Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) realiza na noite desta sexta-feira, 01/12, em Muitos Capões, o jantar de entrega do Troféu Amucser 2023 ao casal Julio e Cândida Kuze e ao empresário Pedro Vanaz. A ocasião também será marcada pela cerimônia de posse da nova diretoria da associação para 2024, que terá como presidente o prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira.

    O assunto foi debatido durante o programa Temática desta sexta-feira, na Tua Rádio Fátima, com a atual presidente da Amucser, a prefeita de Muitos Capões, Rita de Cássia Pereira. Na oportunidade ela faz uma avaliação do trabalho realizado frente à associação, destacando com alegria o retorno de atividades de integração regional, como a o Taça Amucser de Futsal.

    Ouvir
  • Temática: Programação da XIX Festa Regional do Pêssego

     O programa Temática desta quinta-feira, 30/11, contou com a presença do presidente da associação dos produtores de frutas de Campestre da Serra, Geromildo Castagna e do secretário de cultura, Tairo Balardin. O destaque na oportunidade foi a programação do XIX Festa Regional do Pêssego de Campestre da Serra. O evento acontece com o tema "Resgatando as Origens", no dia 03/12, sendo que neste ano a programação prevê a realização da multifeira, desfile temática, show com a banda Rainha Musical e diversas outras atrações.

    Ouvir
  • 1º De dezembro celebra o Dia Mundial de Combate à Aids

    No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS. O tema foi pauta no programa Temática desta quarta-feira, 29/11, do qual participaram a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Deise Pelissari, a médica clínica geral do SAE, Angela Mezzomo Tramontina, e a psicóloga Eliane Schenkel. Na oportunidade, elas explicam que Vacaria é um dos municípios com maior índice proporcional de mortes por HIV no Rio Grande do Sul, sendo que neste ano já foram 12 óbitos. Em 2022, foram contabilizadas 22 mortes em decorrência do HIV. Atualmente, Vacaria possui 414 pessoas diagnosticadas sendo acompanhadas pelo SAE, também são atendidos moradores dos demais municípios dos Campos de Cima da Serra.

    Ouvir
Ir para a página

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais