Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Profissão Perpétua de Frei Vandrigo Zacchi emociona público na Igreja Matriz

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

A cerimônia contou com a presença dos freis da Província dos Capuchinhos do RS, da Custódia Provincial Brasil Oeste - MT e RO e da Delegação Provincial do Haiti

Foto: Lilian Donadelli

A Profissão Perpétua de Frei Vandrigo Zacchi foi realizada nesta terça-feira, 27/12, na Igreja Matriz São Pedro, sob os olhares de um expressivo número de freis da Província dos Capuchinhos do RS, da Custódia Provincial Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia e da Delegação Provincial do Haiti, presentes na Assembleia de Abertura do Ano Capitular, além dos familiares e amigos de frei Vandrigo Zacchi.

Com o lema “Louvai e bendizei ao meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade”, que frei Vandrigo Zacchi vem construindo um modelo de vida, baseado na oração de exaltação de Deus, reconhecendo que Ele é o “Altíssimo”, e assim sendo, servirá a ele com humildade. Portanto estas três palavras sintetizam este lema: Oração, Serviço, Humildade e estão intrinsecamente conectadas, pois a oração direciona ao serviço, e um servir humilde, seguindo a inspiração francisclariana “não perca de vista, seu ponto de partida”.

Tendo presente os 120 anos de presença dos frades em terras gaúchas, com o lema: Gratidão, Paixão e Esperança, Zacchi pretende expressar as motivações a partir deste lema.

Nascido em 1990 na cidade de Clevelândia, no Paraná, a família passou a residir em Vacaria em 1993/94. Em 1999 ocorreu as missões populares na Paróquia de Nossa Senhora de Fatima, em Vacaria, e foi nesta semana, que Zacchi conta ter tido o despertar para a Vida Religiosa Consagrada. Foi acompanhado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), ingressando na Fraternidade Nossa Senhora de Fatima, em Ipê, em 2008. No ano seguinte prosseguindo com a caminhada formativa residiu em Flores da Cunha,

Em 2010, passou a residir em Caxias do Sul, na Fraternidade Santa Fé, para o postulado e trabalhando na ACPMen. Em outubro do mesmo ano, no dia 04, ingressou no noviciado. Nesta etapa, com o mestre Frei Sérgio Dal Moro, aprendeu um valor imprescindível para qualquer religioso, o da oração. Professou os votos simples acreditando que o dia da profissão só teria sentido se os outros 364 dias anteriores tivessem sido construídos nos valores franciscanos, sendo estes a minoridade, fraternidade, oração e missão.

Passou a residir em Caxias do Sul, novamente na Fraternidade Santa Fé, mas agora na etapa formativa do pós-noviciado, estudando Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e atuando na pastoral e atuando na Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN), experiência que permitiu mudar o seu modo de ser frade, de ser pessoa.

Iniciou em 2014 os estudos de Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), residindo na Fraternidade Santo Operário, na casa São José, Mathias Velho.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais