Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Médico veterinário fala sobre a grande presença dos pumas na região dos Campos de Cima da Serra

Baixar Áudio por Neto Ferreira

Animal capturado na semana passada no bairro Jardim dos Pampas foi devolvido ao habitat natural

Foto: arquivo pessoal

A captura de um leão baio em meio ao bairro Jardim dos Pampas de Vacaria completa uma semana. Uma operação que mobilizou órgãos de segurança, médicos veterinários e biólogos. Após mais de 12 horas, o felino foi sedado, passou por exames e depois devolvido ao seu habitat natural.

O médico veterinário Gabriel Fiamenghi, especializado no atendimento de animais silvestres e exóticos e também responsável técnico pelo Zoológico da UCS em Caxias do Sul, participou diretamente de todo o processo final da ocorrência. Em entrevista à Tua Rádio Fátima na manhã desta terça-feira, 06/06, ele falou que o animal, por ser jovem, devia estar aprendendo a caçar e provavelmente se perdeu da sua rota natural e veio parar na cidade.

Gabriel ressalta que o puma era saudável e não apresentou risco à população. Outro ponto importante que foi citado é de que ele não ataca animais domésticos para se alimentar.

Os Campos de Cima da Serra são um dos locais que mais registra a presença do puma concolor no Rio Grande do Sul, muito em função das características da região. No jardim zoológico da UCS até o mês de março, havia um animal que tinha sido encontrado no ano de 2003 pela Patram em Vacaria. Ele morreu aos 19 anos em função de uma insuficiência renal. Atualmente o exemplar que está no zoológico em Caxias do Sul veio do Gramado Zoo e também foi encontrado inicialmente em nosso município às margens da BR-285 em 2020.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais